Qual o melhor Ascendente? Ou qual a melhor Lua? No canal do YouTube eu preciso reforçar a ideia de que “o melhor” só pode ser considerado o melhor, dentro de um determinado contexto. O tímido Ascendente em Escorpião pode ser ótimo se o Nodo Lunar Norte estiver na casa 8 ou em outro signo do elemento água. O belo Ascendente em Touro pode ser um problemão se o Nodo Lunar Sul estiver na casa 2.
É preciso primeiro levar em consideração QUAL A PROPOSTA DO MAPA ASTRAL. Qual é a proposta? Para onde aquela pessoa está seguindo? O que a vida vai exigir dela? E é preciso também considerar que o Ascendente a 4 graus de Aquário ainda incorpora as qualidades de Capricórnio (cúspide) e se Saturno enviar um trino para o Ascendente – ou para Sol ou Lua – ou se Saturno estiver posicionado no Meio-do-Céu enviando quadratura para o Ascendente, pouco se verá desse Ascendente em Aquário. E ainda, se o Nodo Lunar Sul estiver em Aquário, toda a energia aquariana terá de ser minimizada em função de se encontrar um ponto de equilíbrio entre o Nodo Lunar Sul e o Nodo Lunar Norte. Uffa!
Sobre 2021, um alerta feliz: um ano com muitos desafios no elemento AR. Nodo Lunar Norte em Gêmeos, Júpiter e Saturno em Aquário e Urano, planeta que rege Aquário desafiando Sol, Mercúrio e Vênus logo na entrada do ano, e seguindo junto com Marte. O primeiro semestre, sobretudo, favorece o ensino, a educação, a troca de ideias e o reconhecimento deste “novo mundo”, onde tantas idades diferentes se conjugam. Digo idades da Humanidade, pois se alguns se alinham e falam a língua da Nova Era, outros pertencem a Idade Média, com receios e superstições, ou pior, a Idade da Pedra, com a mente estreita, com muitos preconceitos guardados.
Talvez na Nova Era seja preciso deixar de lado a ideia de “qual o melhor”, pois em fases de transição não existe um melhor absoluto, mas tudo muda muito rapidamente e, como já disse algum cientista famoso, salva-se quem rapidamente se adequa ou se adapta. Não somos sempre os mesmos durante as 24 horas do dia. Não usamos o mesmo tom de voz com a pessoa amada, com o chefe e com os amigos de sempre.
Talvez fosse correto eleger o Ascendente em Gêmeos, Libra e Aquário como os melhores, já que em teoria eles nos ajudariam a abrir espaço com a gentileza, o interesse pelas histórias alheias e a curiosidade em poder “saber mais sobre o outro”. Olhe para o Ascendente em Gêmeos, falante e com os olhos brilhando. Está escrito na testa: “Troco ideias”. Olhe para o Ascendente em Libra e ouça nas entrelinhas da sua voz doce: “Me fale sobre você”.
E diante de um Ascendente em Aquário talvez seja impossível falar, já que ele discorre bastante sobre o que o mundo realmente deveria ser e não lhe dará chances de dar um pio. Ele troca ideias, mas será preciso atropelar o vento e levantar o tom de voz para ele conseguir ouvi-lo. Não importa. Em teoria, hoje, seria o melhor Ascendente.
Em teoria. Pois, como está escrito no primeiro parágrafo, tudo depende do contexto e mesmo na fase de Aquário, tudo vai depender da proposta que a vida faz aquela pessoa. Dependendo do contexto do mapa, ela pode ser viva e falante no contato com as pessoas, mas se expondo mais do que deveria se o Nodo Lunar Norte estiver em Touro na casa 4 (internalização) e Saturno e Plutão em aspecto com Mercúrio lhe chamando a atenção para não perder energia com as palavras.
O estudo e a tradução do mapa astral sempre foi muito rico. E na nova fase de Aquário, incorporando os asteroides temos uma complexidade maior. São várias as novas influências reconhecidas e descobertas no “céu lá fora” que nos fazem mergulhar ainda mais fundo no “céu aqui de dentro”. Muitas experiências, muitos testes, muita observação.
Fiz esse texto já esquentando as turbinas para 2021. Ano do elemento AR – elemento de civilização, produção de ideias, respeito aos outros, integração, conexão, camaradagem e vida social. Saturno não fará nenhum mal em Aquário. Enquanto Júpiter expande e Urano questiona, revisa e revoluciona, Saturno organiza e estrutura a nova ordem.
Alguns ainda se sentem desconfiados, pois afinal, homens e mulheres sempre deram muitos motivos de orgulho ou de desprezo, de admiração positiva ou de perplexidade pela maldade de seus atos. Nunca foi diferente anteriormente. Mas nunca tivemos acesso a tantas possibilidades e uma visão tão larga do universo e de nós mesmos. Para mudar, basta querer. Para virar de cabeça para baixo, basta querer. Para mudar a direção, basta querer.
“Os maiores presentes que você pode dar às suas crianças são as raízes da responsabilidade e as asas da independência.” D. Waitley