Skip links

2021 – ano de Mercúrio, Urano e Júpiter

*sem edição e looooooongo
2021 será o ano que favorecerá os signos do elemento AR, entendendo que “favorecer” não é exatamente “facilitar”, mas oferecer a Gêmeos, Libra e Aquário as oportunidades de se manifestarem no mundo material com todo o seu potencial de comunicação, conexão e integração às outras pessoas. O elemento ar corre o risco de “ficar no ar”, o que pode ser entendido como uma supervalorização do discurso em detrimento da prática da vida.
Nesse sentido, Aquário é o signo mais perigoso porque os ideais são tão altos que existe a possibilidade de querer e prometer o que não vai ser possível alcançar e praticar. Basta minimizar as idealizações.
“Menos” é a expressão mais importante para Aquário, que estará sendo bastante estimulado pelos avanços da Medicina e da Ciência, mas que precisa entender que mesmo sendo o signo do futuro ou da ficção científica, está encarnado no planeta Terra, que começou a existir desde que Urano, regente de Aquário foi castrado por Cronos, que é o responsável por nosso “TEMPO” – temos limites e pela passagem de Saturno em Aquário, o melhor é se adequar e se limitar nas 24 horas do dia para ser bastante produtivo, ao invés de ficar viajando em alguma nave alienígena pelos céus e longe daquilo que chamamos e experimentamos como “realidade”.
Com Júpiter e Saturno entrando em Aquário em dezembro de 2020, perto do Natal, inicia-se uma fase completamente diferente e os quatro principais planetas de 2021 serão:
Júpiter, Saturno, Urano e Mercúrio – talvez devesse considerar Mercúrio como a oitava inferior de Aquário e traduzir os dois planetas juntos. Mas, seria uma saída que desfavoreceria a comunicação trivial-cordial do dia a dia. Aquário pode ser desligado o suficiente para passar pelos vizinhos e não dar bom dia. Quando se dá conta, está bem longe e grita ou agita as mãos, pois seu interesse é a boa convivência. Por Gêmeos ter uma velocidade menor, consegue ser perfeito no quesito: “política de boa vizinhança”.
Se você é um geminiano mais tímido ou que não se importa que os outros o considerem fechado ou antipático, procure saber qual a influência de outros signos, planetas ou casas que tenham feito você ficar mais reservado, pois certamente, não será a energia do signo regido por Mercúrio.
A importância da palavra em 2021 é enorme. É importante lembrar (e curioso) que na Grécia, os devotos de Mercúrio (Hermes para os gregos) consultavam o deus em seu templo de maneira inusitada. Enquanto a pitonisa no templo de Apolo entrava em transe e oferecia palavras às vezes confusas ao consulente, no templo de Hermes as coisas funcionavam de outra forma. O devoto fazia sua pergunta cochichando no ouvido da estátua do deus e depois saía correndo do templo com as mãos tapando os ouvidos, até que resolvesse destapar. O primeiro “rabo de conversa” que ouvisse era a resposta do deus. Um deus que escolhia as palavras dos homens, as conversas da rua para se fazer entender.
A palavra de Aquário é maior e mais transformadora. Não está fechada em quatro paredes ou trancada num laboratório. Cientistas e estudiosos regidos por Aquário têm a preocupação em tornar o conhecimento que dominam num conhecimento “popular”. Têm canais no YouTube, fazem palestras a preços accessíveis, publicam livros e alimentam blogs. Não importa se o tema é a física quântica, ele saberá explicar de modo que todos entendam e possam usufruir desse conhecimento obtido da teoria e da prática (sobretudo da prática).
Prometeu é uma figura associada a Aquário e, sendo a sombra de Zeus, desafia a hierarquia do Olimpo, subverte a ordem, chuta a mesa e rouba o conhecimento do fogo para dar aos homens. Será punido por isso, mas a coisa está feita. Homens que transgrediram os limites para que, através de seu conhecimento a Humanidade progredisse, têm influências de Aquário, ainda que tenham vindo a falecer por graves doenças no fígado.
Na verdade, na Mitologia Grega, Prometeu foi o Pai dos homens, criando a raça humana a partir da mistura de água e barro, criando pequenos seres de argila e fazendo com que magicamente ganhassem vida. Foi um grande instrutor dos homens e com o fogo ofereceu a eles a possibilidade de terem mais autonomia, criando ferramentas e armas, cozinhando os alimentos e se aquecendo no inverno.
Prometeu foi punido por Zeus ficando preso ao Cáucaso e tendo o seu fígado devorado ao longo do dia por uma águia (símbolo de Zeus). Durante a noite seu fígado se restaurava e no dia seguinte, novo sofrimento.
Durante anos de sofrimento Prometeu jamais pediu perdão ou se arrependeu, até porque sabia que em algum momento Zeus teria que procurar por ele. Haviam sido amigos quando Prometeu ajudou Zeus a destronar Cronos seu pai. Prometeu tinha o dom da visão do futuro e, era o único que sabia qual o deus que poderia usurpar o trono de Zeus. Zeus, apreensivo, teve que procurar Prometeu e libertá-lo, tendo em troca a informação valiosa.
Aquário é um dos signos que abre para uma consciência superior. O aquariano positivo costuma dedicar sua vida a estudos e trabalhos que transformem radicalmente a vida dos humanos para melhor. Isso também pode ser confirmado pela posição de Urano no mapa astral, pela Lua, pelo regente do Ascendente ou pelo Nodo Lunar Sul.
O aquariano negativo parece ser sempre um adolescente “sem causa”, com um discurso revolucionariamente infantil, pois fala fala fala e não faz nada para mudar a realidade. Não é raro que se sinta diferente e perseguido por outras pessoas. E, embora fale contra preconceitos, é o primeiro a estabelecer rótulos para as pessoas que pensam de um modo diferente dele.
A Era de Aquário está apenas dando os primeiros sinais e promete mais liberdade de expressão e rapidez no modo como as pessoas se comunicam. A “identidade planetária” é a meta da Era de Aquário. E a superação das diferenças sociais, com uma preocupação maior na educação, na saúde e na qualidade de vida.
Aquário não é um signo místico ou dependente de gurus ou mestres. Ainda existe muita mistura e confusão. Aquário pensa sozinho e jamais se tornará cego por um mestre ou intelectual. Ele vai ler muitas ideias diferentes e criar o seu próprio método de atuação. Muitos aquarianos são autodidatas. Esqueci de dizer no texto que Mercúrio e Vênus em Aquário potencializam as energias do signo que representa o NOVO. Novo mundo, nova era, novas ideias.
A integração Oriente-Ocidente foi fundamental para a consciência de Aquário e é possível entrar em alguma sala da sua cidade para praticar Yoga ou estudar Medicina Ayurveda, ou ainda, praticar Tai-Chi ou Meditação. A perda de poder da Igreja de Roma é outro símbolo da Era de Aquário, com a possibilidade de se escolher o caminho espiritual por vontade própria, o que também aproximou Oriente do Ocidente, pois muitos optaram pelo Budismo ou outros caminhos filosóficos como a Igreja Messiânica.
Cientistas de Harvard ou Berkeley pesquisam consciência além do cérebro e as experiências místicas de pacientes terminais. Reconhecem que existe um padrão que se repete e que é um campo que pode ser estudado “cientificamente”.
A Astrologia renasceu e uma das previsões do mundo aquariano era que cada pessoa seria capaz de ler e compreender o próprio mapa astral. A adoção de um único idioma que é o inglês facilita a comunicação entre todos. Mas uma previsão maior é a substituição do texto pela imagem, embora ainda possa demorar para ocorrer. Nova maneira de se comunicar (Internet) e nova maneira de produzir combustível (energia) mais barata. Substituição do petróleo pela energia eólica ou solar. São sinais do início dessa nova era.
Voltando a 2021, os signos mais favorecidos serão Aquário, Gêmeos, Libra e também Peixes, Virgem e Capricórnio. Os outros signos não precisam se preocupar. Não disse que não serão favorecidos e nem disse que serão prejudicados. Apenas pincei, por diferentes razões aqueles que terão um favorecimento maior em 2021, CASO SAIBAM APROVEITAR AS ENERGIAS.
Júpiter e Saturno transitam por Aquário. Nodo Lunar Norte em Gêmeos. Urano em quadratura com Saturno – a briga entre o ANTIGO e o NOVO – Júpiter destronando Cronos. A vida seguindo em frente, a História mostrando a força que tem. Ano de avanço na tecnologia e que favorece todos os que têm facilidade com o mundo digital. Nos dois primeiros meses de 2021, Júpiter e Saturno recebem quadratura de Urano. Marte encontra Urano em Touro e Mercúrio fica retrógrado em Aquário. Em fevereiro, Sol, Mercúrio, Vênus, Júpiter e Saturno em Aquário.
Em março, Marte entrará em Gêmeos e ficará até mais ou menos 23 de abril. Nesse mesmo mês de abril Vênus em Touro encontrando Urano. Em maio, Mercúrio e Vênus em Gêmeos e Mercúrio mais uma vez fica retrógrado em Gêmeos. Atravessa todo o mês de junho e em torno de 12 de julho entra em Câncer. Lilith vai entrar em Gêmeos em 19 de julho. Vênus em Libra em meados de agosto, em setembro, Sol, Mercúrio, Vênus e Marte em Libra, sendo que Mercúrio estará retrógrado e ficará em Libra até os primeiros dias de novembro.
Os três signos do elemento ar obterão reforço desses planetas quando estiverem em seus ciclos. Inclui Virgem pela regência de Mercúrio e por ser intelectualmente afinado com Aquário. Talvez performances diferentes, mas as mesmas metas e soluções na Matemática. Inclui Peixes por conta de ser um signo mutável como Gêmeos e pela passagem de Netuno em Peixes, agora o único grande planeta transitando pelo próprio signo.
Em maio, junho, julho, Júpiter apontará para os primeiros graus de Peixes, o que também favorece o signo. Incluí Capricórnio pelo ALÍVIO de que a trijunção Júpiter-Plutão-Saturno termina. É verdade que Plutão estará entre 24 e 26 graus de Capricórnio, mas depois do ensaio em 2020, Capricórnio já sabe como lidar com o planeta e Saturno oferece soluções mais ágeis.
Sagitário será um signo com grande favorecimento pela passagem de Júpiter em Aquário, mas como o Nodo Sul está em Sagitário, talvez enfrente algumas frustrações também. Terá que mudar ou aperfeiçoar o modo como se comunica, ou talvez como lida com o conhecimento.
Áries terá que se entender com Quíron que atravessará o ano no signo de Marte. Touro continuará aprendendo com Urano e ainda, com Júpiter e Saturno. Câncer vai precisar aprender a voar (ou nadar) com a ajuda de Netuno. Leão vai tentar incorporar Saturno e Júpiter por oposição e Urano por quadratura. Escorpião receberá a oposição de Urano e a quadratura de Júpiter e Saturno.
Plutão continuará a pressionar os signos cardinais nos seus últimos graus: Áries, Câncer, Libra e Capricórnio, mas não é possível comparar com o ano de 2020. É óbvio que em determinados períodos como no mês de junho, que começa com a oposição Marte-Plutão e entre 16 e 27 conhece a oposição Vênus-Plutão, as coisas podem ficar tensas. Não calculei com total exatidão, apenas olhando para a efeméride.
E existirão momentos tensos para os signos fixos quando no mês de julho, Vênus e Marte em Leão receberem a pressão de Saturno e Urano. Não citei Lilith, mas no início do ano, receberá quadratura de Saturno, estando em conjunção com Urano. Talvez seja o período ideal para compreender melhor essa energia. Aqui cito Lilith como “ponto” e não o asteroide que tem outra efeméride.
Talvez janeiro, apesar do movimento direto de Urano ainda tenha algum gostinho de 2020, ou leve aroma, por Vênus em Capricórnio conjunção Plutão nos últimos dias. Mas, 2021 será, sobretudo, um ano de movimento, expansão, liberdade, criatividade e novos horizontes. Tudo aquilo que nos faltou em 2020.
2021 é um ano de FUTURO e será ano 5 na Numerologia, exatamente o número que se pode associar a Urano-Aquário, circulação de ideias, de produtos, de serviços, um ano de quebras com o passado e espaço para muitas coisas novas e imprevisíveis.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência na web.