Como se preparar para os últimos eclipses do ano? Bom, prestando atenção à comunicação, evitando falar demais ou falar de menos e se enchendo de esperança para o próximo ano, já que o eclipse solar do dia 14 acontecerá com Sol e Lua em Sagitário, pouco antes de Júpiter entrar no signo de Aquário: futuro, esperança, futuro.
Durante muitas aulas de Astrologia, comecei a falar de Aquário através da palavra “despertar”. Poderia escolher outras como: “conexão”, “revolução”, “tecnologia”, ou invocar o lema dos revolucionários franceses com igualdade e fraternidade.
Mas “despertar” é talvez a melhor maneira de falar sobre a “consciência de Aquário”, consciência de Urano, o signo e o planeta que regem o clarão no céu anunciando a tempestade que renova a vida. A terra treme na vibração de Urano, para tirar as coisas do lugar e leva-las para um cenário mais amplo e totalmente diferente.
Verdade que toda vibração pode ser positiva ou negativa e que o “Urano negativo” pode ser um problemão. Barulhento, turbulento, desorganizado, enlouquecido e fora da realidade.
A passagem de um ano para o outro sempre acontece de modo gradativo, mas a virada de 2020 para 2021 acontecerá de modo brusco, quando Júpiter e Saturno entrarem em Aquário (dezembro de 2020) e em janeiro Urano retomar o movimento direto. Sol, Vênus e Mercúrio em Aquário e Marte entrando em Touro em conjunção com Urano.
Até a abertura de março, as energias serão vigorosas e mobilizadoras para todos nós.
Não argumente que o ano zodiacal só começará em março. A virada para primeiro de janeiro tornou-se tradição e ganhou força. O número de pessoas vibrando a virada do ano para 2021 traz uma energia concentrada que não corresponde à vibração dos astrólogos em março. Mesmo com muitas pessoas tomando consciência e se interessando pela Astrologia, a força de uma virada “tradicional” é enorme.
A melhor maneira de se preparar para o primeiro de janeiro de 2021 e para mais uma jornada nesse planeta Terra é agradecendo o que foi possível conhecer, aprender, desapegar. Acredito que muitos tenham a sensação de que se conseguiram sobreviver a 2020 é porque existe mesmo algo maior e especial esperando por eles.
O despertar de Urano é a tomada de consciência do novo ciclo que se abre e o fato de que a roda da vida continua girando. E a tentativa de reconhecer o poder criativo de cada um de nós. Individualmente e coletivamente podemos criar um cenário melhor. Basta despertar para essa verdade e querer.
Com a Lua Nova em Sagitário no dia 14 de dezembro, a energia é de esperança, fé, renovação das crenças e muita força. Amor à natureza e metas de futuro, que é o que mais precisamos. Uma força presente desde que o Nodo Lunar Norte entrou em Gêmeos é a força de Netuno. E no momento da Lua Nova, Marte estará enviando bons aspectos para Sol e Lua.
Urano renova as esperanças, Netuno envia uma energia sutil e inspiradora, difícil de traduzir em palavras e Marte é um convite à ação.
Entre 30 de novembro e 14 de dezembro vamos desligando de 2020 e entrando em sintonia com o novo ano. Talvez Vênus possa reger realmente 2021, não pela antiga estrela dos sumérios, mas porque nasce (Afrodite) do sêmen de Urano que cai no mar.
Que tenhamos um ano de criatividade e amor pela frente, de novas visões e objetivos, valorizando a beleza da vida, torcendo por ela e nos dedicando a fazer o melhor.
“Pensar de modo realista é onde a esperança reside; encontrar a balança entre a visão da realidade e as maiores aspirações”. Neary
“Esperança é o que realmente nos move e empurra à frente”. Pulsifer