Elemento terra: A falta de elemento terra precisa ser compensada por nossas atitudes diante do que o céu nos apresenta. Todos os elementos são extremamente importantes. O elemento terra nos aprisionou em 2020 e a passagem de Júpiter e Saturno para Aquário trouxe um vento forte associado a possiblidade da vacinação que em poucos países começou ainda em janeiro.
Plutão em Capricórnio e Urano em Touro não constroem terrenos firmes, mas se relacionam com a quebra da velha ordem, frequentemente de modo violento. Júpiter e Saturno em Aquário trazem boas novas – novas ideias estão sempre vindo no vento – mas algumas delas não se confirmarão, daí a confusão uraniana (Aquário) que ainda nos deixa zonzos diante de tantas informações diferentes. O vento difunde o vírus, difunde ideias verdadeiras e esperançosas e muita bobagem também.
Sei bem que é questão de tempo (Saturno) e para aqueles que dizem que nunca foi tão difícil viver, é recomendado estudar História do Ocidente e do Oriente, pois mesmo com todo sofrimento, luto e impotência, temos armas eficazes contra esse vírus fatal. Negar que ele existisse, aí já é outra história que não interessa aqui.
Em 2021, sempre que existirem planetas no elemento terra, eles deverão ser valorizados. O elemento água com Netuno em Peixes nos une nos movimentos de cooperação e doação aos mais necessitados. O elemento ar nos enche de notícias sobre o avanço das vacinas e nos ajuda também a cooperar e ajudar a quem precisa de uma palavra de motivação. O elemento fogo que agora se mostra tão intenso no céu não vai deixar ninguém desacreditar que é só uma questão de tempo. Mas, a palavra tempo é de Saturno e do elemento terra. Paciência e esperança, trabalho para sedimentar uma estrada nova e firme para pisarmos na direção desse futuro que para muitos parece incerto.
O elemento terra será valorizado quando planetas como Sol, Vênus, Lua e Marte estiverem nos signos de Touro, Virgem e Capricórnio. A Lua Nova em Touro no dia 11 de maio, 15h59, deverá ser celebrada como início de ciclo novo fértil, próspero, aquela energia que depois da chuva forte nos faz sentir o cheio da terra molhada. E cabe a cada um de nós, presos dentro desse invólucro de carne chamado corpo, fazermos a nossa parte em função da realidade de cada um de nós. *teremos Lua Nova em Touro: Sol e Lua a 21 graus de Touro e Lilith a 22 graus de Touro; dia para plantar, fazer investimentos seguros, se prometer controle sobre as emoções, consolidar projetos, recuperar projetos deixados pelo meio do caminho, valorizar a segurança, mas jamais a ostentação ou a identificação com os bens materiais; são meios de obter conforto, proteção, educação, saúde, cultura etc.
Urano reinventa, Plutão não deixa espaço para fantasias, Júpiter empurra para a frente e Saturno exige foco no momento presente para colocar pedrinha por pedrinha nessa trajetória para um futuro “surpreendente”. É preciso ter estômago? Ou é preciso ter fé? Conhecer um pouco de História nos faz ver que em outros tempos nossos antepassados viveram situações parecidas. Nada como o que vivemos hoje, já que o despertar a partir de tanto sofrimento nos levará a um pensamento superior. Não vale a pena rivalizar com o vizinho porque ele comprou um carro novo (publicidade dos anos 70-80). É bobagem perder tempo invejando o cabelo da melhor amiga. Existem coisas muito mais importantes a serem resolvidas. Durante a Peste Negra, pelo desconhecimento das causas da doença, homens e mulheres se autoflagelavam porque consideravam que estavam sendo punidos por Deus por conta de seus pecados. Melhoramos um bocado na percepção e conhecimento da vida. Mas não estamos na Disney.
Perda da saúde, perda de parentes, perda financeira, perda de empregos. As pessoas menos capacitadas se expondo e sem grandes chances de driblar a crise. Outras se reinventando, correndo atrás do prejuízo e a tecnologia mostrando que não há como sobreviver sem ela.
Em 2022, o Nodo Lunar Norte estará em Touro – – enquanto Júpiter transitará por Peixes e se insinuará em Áries, retrogradando para Peixes. O elemento água é sempre fértil e próspero, embora muitas pessoas nascidas em Escorpião, Peixes e Câncer possam se mostrar completamente desligadas dos valores materiais.
Terra e Água são férteis, dizem que foi do barro que o primeiro homem foi criado. Acredito que 2022 possa ser um ano em que exista uma voracidade em todos os setores. Vontade de tudo: amar, criar, viajar, trabalhar, prover, melhorar, uma intensidade de fazer uma vida melhor, o que é comum em todos os períodos pós-guerra. Mas, será também um período de valorização da poupança, pois o Nodo Lunar Norte em Touro cuida, costura, alinhava, recupera, restaura e preserva. Touro dá forma e sedimenta o caminho. Antes do tijolo, coloca as fundações do prédio e se a terra tremer, o prédio não cairá.
Os mais negativistas vão lembrar que a grande recessão nos EUA começou em 1929 e se estendeu pela década de 30. Mas 2022 não é 1929. Em 1929, de Janeiro a dezembro, o Nodo Lunar Norte estava em Touro, assim como estará em 2022. No primeiro semestre, Júpiter estava em Touro e em 24 de outubro (Sol e Nodo Lunar Sul em Escorpião), a bolsa de Nova York quebrou. Mas basta ler e compreender o processo que levou a recessão a partir de 1929 para entender que estamos “em outro barco”. O céu mostrará a mesma preocupação com empregos, retomada da riqueza e busca da qualidade de vida, mas com cenário muito mais animador e com uma humanidade mais consciente.
2022 será ano 6 (casa, lar, família, amor, nutrição, aconchego, laços). Terá Júpiter em Peixes ainda no avanço dos remédios e vacinas contra o vírus ou outras doenças. Entre maio e outubro Júpiter em Áries ajudando a tomar atitudes e mostrar coragem. Ainda estamos longe de 2022, mas podemos começar a nos preparar para ele desde agora. Se já foi moda ostentar joias e exibir relógios de milhões, as pessoas mais “antenadas” sabem que hoje os valores de um ser humano são outros.
Lembro a uma história muito curiosa de um cliente que recebendo uma indenização por causa trabalhista e recém- separado resolveu pedir demissão, viajar para os EUA e voltando a viver com a mãe depois do passeio nos States, investiu na época (uns 23 anos atrás), quase 150 mil reais num carro de luxo. Na época era um absurdo, um dinheiro que lhe daria a chance de dar entrada num excelente imóvel. Queixoso de que estava mais tempo desempregado do que poderia supor, se sentia muito triste e injustiçado por ter que viver e dormir na casa da mãe.
Eu sugeri que se mudasse para dentro do carro, já que devia ser bem confortável e amplo.
Valores mudam. E crises, perdas e impotência devem nos levar a refletir sobre o que é realmente importante para nós e também sobre as consequências de cada escolha feita, não importa em que setor de vida. 2021 e 2022 nos exigem trabalho, aceitação (sem resignação), boas ideias e reconstrução. Alguns podem achar que é o fim do mundo, mas muuuuitos países (ou cidades) já foram reconstruídos muitas e muitas vezes. Por guerras, terremotos, inundações. Basta ser, querer e fazer.