Qual é a sua Lua? O signo ocupado pela Lua é tão importante quanto o signo ocupado pelo Sol. Se pensarmos nas influências que marcam a nossa personalidade, seria melhor trabalhar integrando Lua, Sol, Ascendente e regente do Ascendente. É fácil reconhecer também que Ascendente e Lua podem se expressar de um modo muito mais espontâneo do que o Sol, o que nos mostra o quanto é complexa a leitura do mapa astral.
A Lua simboliza as experiências da “primeira infância” e tem relação com as nossas necessidades emocionais. A Lua não tem luz própria. Ela reflete a luz do Sol e por isso, tem muito a ver com o modo como reagimos à vida de modo geral ou como reagimos às outras pessoas. A Lua é muito mais do que isso, é o corpo, a casa, as figuras femininas da família, ou as figuras “Yin” da família em que crescemos.
Compreender a lunação em que você nasceu é começar a compreender a relação entre o seu lado Yin e o seu lado Yang, sendo a Lua o astro receptivo e o Sol o astro de ação. Mas, nem tudo é tão fácil assim, pois numa Lua Minguante em Áries com o Sol em Câncer, o movimento de introversão acontece na Lua ocupando um signo extremamente Yang e indo na direção de um Sol colocado num signo Yin.
Não existem diferenças apenas pelo signo ocupado pela Lua, mas também pela lunação em que a pessoa nasceu. Nascidos na Lua Nova têm Sol e Lua num mesmo signo, concentrando ação, percepção, amor e sentimento tudo junto! A Lua Nova é início, pontapé inicial e mesmo que essas pessoas possam parecer fechadas ou tímidas, vão surpreender pela força de vontade e determinação em começar seus projetos com muita energia. O Sol e a Lua unidos num mesmo signo costuma construir uma personalidade marcante e consciente do seu papel no mundo. São pessoas com um poder imenso de realização nesse plano material, mas que não precisam fazer muito barulho para alardear essa qualidade. Sabem que concentrando energias em si mesmas fica mais fácil “fazer acontecer”. Ainda que sejam mais reservadas, não vão transmitir nenhuma impressão de medo ou fragilidade, sobretudo, se: Sol, Lua e Ascendente estiverem num mesmo signo com Sol e Lua um pouco acima do Ascendente em conjunção.
Aqui, seria possível fazer a seguinte tradução: “Eu sou (Sol), eu sinto (Lua) e eu demonstro tudo isso sem problemas (Ascendente).” – * coloque Netuno em oposição a Sol e Lua na cúspide da casa 7 e a pose começa a diluir; coloque o Nodo Sul na casa 3 ou na casa 4 e a pose começa a balançar. A Lua Nova concentra energias para fazer acontecer.
Se a Lua Nova tem o impulso inicial, a Lua Crescente se esforça para seguir em frente e se liberar do passado, querendo implantar ou conhecer tudo o que for novo. Nem todos os nascidos no Crescente demonstrarão extrema curiosidade pela vida, mas em teoria seria uma das grandes qualidades dessas pessoas. Nascidos na Lua Crescente vivem um aspecto de 90 graus entre Sol e Lua, conhecido como quadratura e tido como tenso e conflituoso. Costumam ser pessoas dinâmicas e cheias de vontade de se expor e vencer desafios. Viver é enfrentar conflitos e um modo de vencer e conseguir o melhor da quadratura é conjugar os signos positivamente: a Lua estará Crescente em Áries quando o Sol está em Capricórnio. A Lua impulsiva e corajosa fará com que o prudente signo de Capricórnio se arrisque um pouco mais e as “as coisas acontecerão”. A Lua estará Crescente em Escorpião quando o Sol estiver em Leão e exigirá uma facilidade e aceitação de mudanças e transformações interiores que não agrada a Leão que prioriza a segurança. Mas Leão terá que ceder e o resultado será positivo.
Lua Cheia: é a lua que encanta poetas ou qualquer um que a descubra redonda e poderosa numa noite clara de verão. Cantada e simbolizando público, pessoas e amores, poderá, no entanto, mostrar evidentes contradições, já que Sol e Lua ocupam signos que fazem oposição e se completam, mas, nesse processo de integração do Yin e do Yang, pode existir algum sofrimento ou angústia. A Lua Cheia é o ápice, a plenitude do ciclo da Lua e dizem que todos os que nascem sob a Lua Cheia estão mais propícios a sentirem a influência do belo astro.
Normalmente são pessoas carismáticas, mas nem por isso estão imunes a angústias. São pessoas que atraem a atenção das outras de modo natural, mas nem por isso deixam de alternar sentimentos e pensamentos bem distintos. Não acredite que todas serão místicas, mas sabiamente elas conseguem ter uma percepção dos dois lados de uma mesma moeda e se forem maduras, poderão ser mediadoras, aquelas que trazem paz e satisfação para todos. Parece um paradoxo: internamente podem vivenciar essa divisão entre o lado Yin e o lado Yang, mas exatamente por essa experiência interior, podem ajudar muito a quem precisa encontrar um meio-termo em questões concretas (exatamente esse meio-termo que elas procuram dentro delas). Poderão ser polivalentes, conseguindo se envolver com atividades distintas e mostrando talentos em diferentes áreas da vida. Serão, em teoria, fáceis de se conviver, já que conseguem se colocar no lugar do outro, pelo fato dos planetas ocuparem signos opostos. É verdade que as imaturas podem expressar Sol e Lua de modo não integrado e demonstrando estarem divididas internamente. Mas para isso, precisam ser mais infantis, sem autoconhecimento, sem mergulho na própria alma. Então, um dia o impetuoso Sol em Áries foge do relacionamento e no dia seguinte a amorosa Lua em Libra pede para voltar.
Pessoas nascidas na Minguante tendem a vivenciar internamente seus dilemas e podem ter dificuldades em expressá-los mesmo que a Lua esteja em Áries e o Sol em Câncer ou a Lua em Gêmeos e o Sol em Virgem. A Lua está indo na direção do Sol para formar Lua Nova e por isso ela precisa se resguardar, evitar se expor demais e ir concentrando energias em si mesma. Talvez fosse interessante prestar atenção se as pessoas nascidas no Minguante são mais fechadas realmente e se elas têm essa consciência de terem que se proteger ainda que seja uma Lua em Sagitário caminhando na direção de Peixes. O Minguante também é um ângulo de 90 graus, mas a relação entre Sol e Lua é completamente diferente do Crescente. No Crescente a Lua se destaca, se separa, se afasta do Sol na direção da Lua Cheia.
No Minguante ela caminha para encontrar o Sol e pode ser extremamente forte em termos de autoconsciência, pois tem uma finalidade, um porto certo para atracar o seu barco. Aqui eu analisei a formação das Luas no momento exato (ou muito próximo de cada lunação), mas é preciso avaliar que existem outras fases ENTRE as lunações. Os nascidos entre a Lua Nova e a Lua Crescente são mobilizadores, motivados e obstinados. Obviamente que todas as minhas colocações poderão ser transformadas num contexto de mapa astral em que outros posicionamentos ou os Nodos digam outras coisas. Mas, em teoria é assim que funciona. E aqueles que nascem entre a Crescente e a Cheia talvez sejam não somente conscientes, mas muito vaidosos de seu poder de realização.
Alguns livros dizem que o carisma da Lua Cheia pode se manter até a formação do Minguante, apesar de que a consciência começa aos poucos a se voltar mais para si mesma do que para o público lá fora. Tudo depende muito da estrutura do mapa. Digamos que alguém tem Sol na casa 7 e Lua na primeira casa, numa Lua Cheia. Mas o Nodo Lunar Sul está na casa 9 em conjunção com Marte. Poderá existir um conflito entre o desejo imenso de liberdade de Marte na casa 9 e a proposta conciliadora da Lua Cheia. Numa Lua caminhando para formar o Minguante, coloque Mercúrio em Gêmeos no Ascendente em Gêmeos e haverá uma empatia e troca de ideias muito mais fácil.
Ou, basta ter o Nodo Sul em Aquário para já existir abertura e interesse por outras pessoas. É a relação entre Sol e Lua e Vênus e Marte que vão ajudar a entender como aquela pessoa cumpre sua missão de vida (Nodo Lunar Norte). Cada aspecto é valorizado na medida em que ajuda ou atrapalha o desenvolvimento de um ser humano na direção de seu destino, carma, missão ou lição de vida, como queiram chamar. A Lua Cheia vai atrapalhar quem tem o Nodo Sul em Libra, mas vai ser uma boa ferramenta para quem tem o Nodo Sul em Áries. A Lua Minguante será fundamental para quem tem o Nodo Norte na casa 4, mas pode bloquear a expressão do Nodo Norte na casa 10.
Aliás, na relação Yin-Yang, podemos ainda acrescentar a percepção e relação de Vênus-Marte, símbolos do feminino-masculino assim como Lua e Sol. Mas isso já é tema para OUTRA postagem.