Existem muitas lendas e versões diferentes para explicar a origem do Zodíaco Chinês. A mais aceita é a que se chama “A Grande Corrida”. Diz a lenda que o Imperador Jade, Senhor dos Céus, queria organizar o calendário, dividindo o tempo e as diferentes estações. Promoveu uma corrida prometendo que os doze primeiros animais que chegassem ganhariam a regência de cada ano no calendário, exatamente na ordem em que chegassem.
Era preciso cruzar um rio e o Rato, pequeno e mau nadador, foi o primeiro a chegar. Astuto, pediu ao Boi que o carregasse nas costas. O bondoso Boi aceitou, mas assim que chegou à outra margem, o Rato pulou de suas costas e assegurou o primeiro lugar. Por isso, o Rato é o animal que abre o ciclo do Zodíaco Chinês, seguido pelo Boi. Atrás, o poderoso Tigre ocupou a terceira posição.
O Coelho, pequeno e brincalhão, foi saltando as pedras e conseguiu alcançar a margem evitando se molhar. Ganhou o quarto lugar, seguido pelo Dragão, que veio voando. O Cavalo galopando pomposo, se assustou ao chegar com a Serpente e recuou.
Num mesmo barco vieram o Galo, o Macaco e a Cabra, remando em equipe com total harmonia e entrosamento. Pisando tem terra firme, os animais decidiram que a Cabra deveria ocupar o oitavo lugar, já que ela tinha sido amorosa e motivadora. O Macaco ocupou a nona posição e o Galo a décima.
O Cão veio em seguida. Bom nadador, ele se deixou brincar nas águas, boiando e perdeu tempo. Mas ocupou o décimo-primeiro lugar. O último foi o Porco, que parou para comer e dormir, perdendo a chance de chegar antes.
No dia 25 de janeiro, abre-se o ciclo novo do horóscopo chinês, sob a regência do Rato, que se estenderá até 11 de fevereiro de 2021. O horóscopo ocidental é solar, enquanto o horóscopo chinês considera as lunações. Os horóscopos mais antigos sempre foram lunares, em função da sua importância na agricultura ou pesca.
Então, o ano de 2020 tem grande importância porque abre um ciclo novo do Horóscopo Chinês, sendo o Rato o primeiro animal. Ardiloso, “esperto”, inteligente, é um animal que promete prosperidade e bons negócios. Possui iniciativa e tem capacidade de motivar outras pessoas a darem o melhor de si. Exigente e independente, sua regência favorece a construção financeira ou a restauração de uma situação econômica organizada e estável.
Na Astrologia Chinesa existem doze animais e cinco elementos que se combinam ao longo do calendário. 2020 é o ano do Rato de Metal, o que significa força de vontade, obstinação, mas também bastante resiliência para obter o que se deseja da vida.
O Ano do Rato favorece todos aqueles que querem fazer foco em trabalho e finanças através de uma postura inteligente e empreendedora. Poderá ser o ano perfeito para algumas pessoas montarem o seu próprio negócio ou ascenderem na empresa em que atuam. Favorece também investimentos “inteligentes”, que propiciam uma boa rentabilidade de modo a construir um futuro seguro.
Segundo a orientação de experts em Astrologia Chinesa, os animais mais favorecidos serão o próprio Rato, o Boi, o Porco, o Dragão e surpreendentemente a Cabra!