Como canalizar as energias dos planetas transpessoais em movimento retrógrado
Netuno retrógrado aguça a sensibilidade. É um posicionamento especial se for bem canalizado. Ao invés da vitimização, pode expressar a compaixão por toda a natureza, por todos os seres humanos e trazer a integração ao universo. No movimento retrógrado Netuno avalia se seus ideais e aspirações estão em acordo com o que deseja realmente fazer. Revisita também os tratamentos de saúde, terapias, leituras e crenças.
Netuno e Júpiter têm muitos pontos em comum no que se refere a espiritualidade e a uma outra questão: nenhum dos dois planetas gosta de limites. Mais do que fundamental cuidar da saúde e, sobretudo, das doenças autoimunes. E revisitar se a comunicação tem sido falha. Se tem transmitido uma energia de desligamento dos problemas ou se tem parecido enigmático (a) sem querer parecer.
Dilui, dissolve, rouba os contornos das situações sem que consigamos nos dar conta. É mais do que importante desenvolver a intuição e ficar atento à saúde o que se traduz por fazer exames frequentes e “ouvir” o corpo, já que Netuno pode se apresentar sem que percebamos.
Muitas pessoas se sentem mais frágeis ou vulneráveis e é preciso tomar cuidado com qualquer excesso, sobretudo, bebida. Mas essas são as traduções negativas do planeta. Positivamente, embora possamos nos emocionar com anúncios de margarina na TV, faz a sensibilidade e a criatividade transbordar e podemos começar a pintar, dançar, escrever poesias ou fotografar.
Adotar um caminho espiritual, começar a meditar, praticar Yoga ou inserir a acupuntura na agenda semanal faz parte. Muitos não conseguem dizer como sentem o planeta, somente registrando que têm sonhado mais à noite.
Netuno vai retomar o movimento direto no dia 4 de dezembro, aos 22 graus 38 minutos de Peixes e o período mais importante será a trajetória até 25 graus 26 minutos do signo, quando transitará pela terceira vez por esses graus.
Plutão pode controlar a raiva quando estiver retrógrado. Nada pode ser mais importante do que tomar consciência dos nossos pensamentos negativos e desejos destrutivos. E revisitá-los para que possamos entender e ter algum controle, canalizando-os para os esportes e exercícios físicos. Ou escrevendo sobre eles, o que pode ser excelente terapia. Plutão também não suporta limites e prima pelos excessos quando está negativo. É outra avaliação importante para se fazer. Nenhum tipo de excesso traz felicidade. Nenhum quadro compulsivo é fonte de equilíbrio.
Por outro lado, Plutão pode nos ensinar a romper sem olhar para trás. Enquanto Netuno pode choramingar um bocado, Plutão tranca as portas e a ave renasce das cinzas. Será momento de revisitar esses processos de ruptura para que possamos entender melhor os motivos que nos levaram a abandonar determinados caminhos para seguir por outros. A questão da sexualidade pode ser também mais bem compreendida, além da mediunidade. Muitas pessoas podem descobrir o seu poder de cura num trânsito retrógrado de Plutão.
Plutão é um dos planetas associados à confrontação com a “sombra”, o lado negativo ou obscuro de cada um de nós ou da vida. Para muitas pessoas, a vida parece descortinar um cenário sombrio que não conhecíamos e podemos lidar diretamente com a finitude, seja por uma doença ou pela aposentadoria forçada ou qualquer final brusco e doloroso como um divórcio que é pedido pelo par afetivo. O que posso dizer do que vi sobre as influências de Plutão no nível mais individual é que ele parece estar disposto a nos mostrar o quanto somos impotentes diante de várias situações. Podemos ficar impotentes diante de uma demissão, de uma mudança forçada de residência, pela perda de uma pessoa jovem da família, ou pela compulsão que não conseguimos dominar.
Não concordo com os astrólogos que consideram que Urano-Netuno-Plutão só deveriam ser traduzidos no seu impacto coletivo. Não foi isso que eu vi. E sei que Plutão pode trazer muitas experiências positivas, sobretudo, quando nós nos damos conta primeiro que precisamos mudar radicalmente. E evitamos que o destino venha nos avisar de que algo está errado.
Plutão retrógrado nos faz revisitar o porão e o que precisamos jogar fora. Tanto Netuno como Plutão podem exigir renúncias, mas essa palavra não precisa ser tão grave. Renuncie ao açúcar e terá uma saúde melhor. Renuncie ao cargo alto na empresa e terá menos dores de cabeça.
Quando se tem mais idade fica mais fácil canalizar Netuno e Plutão, pois fica mais claro quais são as áreas da vida nas quais precisamos de “menos”. A juventude é uma fase de conquistas e fortalecimento do ego, mas depois de um tempo, fica muito óbvio que podemos dizer “menos” para muitas situações.
Não é um erro dizer que Netuno e Plutão exigem um caminho espiritual. Não exatamente uma crença, mas práticas espirituais ou pelo menos, uma visão sem nenhuma dúvida a respeito da transitoriedade da vida e o interesse pelo que pode existir para além dessa vida. Com essa visão, fica muito mais fácil deixar de lado o que não é relevante e focar no que nos preenche e traz satisfação, não importa o que seja.
Mudanças radicais são de Urano, Netuno e Plutão. Se os planetas parecem retroceder, é positivo pensar e repensar no que estamos sempre mudando dentro de nós e se tais mudanças realmente nos deixam “mais essenciais”. Plutão especialmente pode nos fazer descobrir que precisamos de pouco para viver. E se algumas pessoas e circunstâncias ou compromissos são “pesados”, os três planetas quebram as amarras para que possamos continuar nossa jornada.
Como Plutão transita por Capricórnio, para algumas pessoas pode ser necessário revisitar a relação com os pais e a relação que se tem com o próprio poder, seja na família ou no trabalho. Seu trânsito é lento e profundo, pois fica sempre muito tempo em torno dos mesmos graus.
Plutão retomará o movimento direto em 8 de outubro, a 26 graus 06 minutos de Capricórnio. E o período mais importante é sua passagem até 28 graus e 35 minutos do signo, pois foi desse grau que retrogradou.
Contato: Andreia Modesto – Astróloga. Astrologia Kármica. Nodos Lunares e Planetas Retrógrados. Mapa dos Nodos. Leitura Kármica. Previsões astrológicas: Trânsitos, Progressões e Revolução Solar. Sinastrias amorosas para relacionamentos afetivos. Sinastrias familiares. Sinastrias comerciais – sociedades. Astrologia Eletiva. Escolha de datas para escritura ou outros eventos importantes que podem ser programados. Mapa do bebê. Escolha de nome para o bebê com base da Numerologia e Astrologia. Escolha de nome para empresa, nome profissional e assinatura. Numerologia e Tarô.