Eclipse de 14 de outubro
O eclipse de 14 de outubro às 14h54, o céu visto de São Paulo, será especial por muitos motivos. Sol e Lua estarão conjuntos ao Nodo Lunar Sul em Libra. Marte já terá entrado em Escorpião, mas Sol, Lua e Marte receberão quadratura de Plutão.
No momento da formação do eclipse, o Ascendente será Peixes, colocado entre Saturno e Netuno. Construção x intuição. Foco x transcendência. Matéria x espiritualidade. O Nodo Norte faz conjunção com Quíron (não exata), mas existe uma tensão entre o movimento de expansão de Áries e a energia receptiva de Libra que convida a refletir sobre o eixo da identidade x relacionamentos. Eu comigo mesmo (a), eu com os outros.
Vênus regente de Libra estará em Virgem, em conjunção com Lilith – potência – (que também estará em Virgem) e com Juno (asteroide que usamos para estudar os relacionamentos) que estará a 28 graus de Leão. É possível pensar sobre muitas formas de interpretar o céu. A força de Plutão será imensa, pois os planetas se encontrarão na casa 8 na formação do mapa.
É um eclipse solar, o que significa que a Lua ganha força e mostra espontaneidade, sentimentos verdadeiros, espantando outros interesses. Para as figuras de autoridade de todo o planeta seria o momento perfeito de ceder e colocar a paz acima de tudo. Plutão simboliza o poder da transformação e as influências em Peixes poderia animá-los para uma conexão superior aos interesses econômicos. Duvido muito. Mas, não custa torcer para que isso ocorra, preparados para a decepção.
É antes de qualquer outra interpretação, um mapa de renovação e que exige silêncio e introspecção, não pelos planetas em Libra, mas pela força da casa 8 e pelo Ascendente em Peixes. No nível individual as relações mais íntimas devem ser avaliadas com bom senso (Vênus em Virgem). Um casal precisa de cooperação mútua e não existe espaço para competições ou dependências.
Num nível coletivo, Vênus em Virgem recebendo oposição de Saturno representa o investimento nos estudos e o compromisso com a vida. Não devemos apenas nos compromissar com as pessoas, mas também com todo o processo da vida. É para a vida que devemos projetar nosso desenvolvimento, sempre pensando em fazer o melhor que estiver ao nosso alcance.
Será preciso observar o período de Vênus transitando por Virgem e por Libra (seu próprio signo) para poder falar mais sobre os eclipses.
No eclipse do dia 28, Vênus ainda estará em Virgem. Vênus em Virgem de 8 de outubro até 8 de novembro. Vênus em Libra de 8 de novembro até 4 de dezembro. É tema para outra postagem, mas não custa avisar que as qualidades virginianas ajudam um bocado a viver! Seja curioso (a), seja inteligente, seja prestativo (a), seja cuidadoso (a).
“Aguardamos ansiosamente o momento em que o Poder do Amor substituirá o Amor do Poder. Então nosso mundo conhecerá as bençãos da paz.” William E. Gladstone