*a imagem ilustra Mercúrio em Aquário quadratura Urano. Mercúrio entrou em Aquário no dia 5 de fevereiro e encontrou Plutão no mesmo dia. A conjunção Plutão-Mercúrio, os dois planetas em Aquário pode mudar radicalmente o nosso modo de pensar e, sobretudo, substituir a razão fria por uma percepção intuitiva e espiritual.
Negativamente podemos ter pensamentos obsessivos ou usar a palavra para machucar. Positivamente pode indicar iniciação espiritual e desenvolvimento da mediunidade. Rupturas com irmãos ou amigos pode ocorrer se os relacionamentos estiverem tensos ou se a idealização dentro das relações for imensa. Plutão tanto faz vir à tona a raiva pela palavra, como o poder da cura. Luz e sombra através do mesmo planeta. Plutão faz calar e guardar segredos.
O ideal é prestar atenção ao aspecto poderoso e tentar vibrá-lo da melhor maneira possível: limpeza das velhas ideias e quebra de preconceitos (o que Urano também exige), abertura a uma dimensão superior, deixando de perder tempo pensando em coisas pequenas e sem importância; força do pensamento para meditação, mentalização e oração, força de pensamento e palavra positivamente. Mergulho nos estudos, profundidade e envolvimento com um conhecimento transformador.
É comum Plutão-Mercúrio em processos terapêuticos que viram o sujeito do lado do avesso. Em 10 de fevereiro Júpiter fez quadratura com Mercúrio e exigiu um comprometimento maior com a realidade (Júpiter em Touro) e os pés no chão – os pés de Hermes (Mercúrio) possuem asinhas e Júpiter é também um planeta de expansão e grandes voos. Mas, no signo de terra (Touro), exige que Mercúrio se projete MENOS para o futuro e fique PRESENTE NO MOMENTO DO AQUI E AGORA.
Se Mercúrio põe os pés no chão ele consegue realizar muito mais do que simplesmente idealizar, sonhar ou se projetar para o amanhã (Mercúrio em Aquário). As utopias são necessárias, mas as pequenas concessões são fundamentais para que a vida se faça naquilo que chamamos “plano material”.
Em 17 de fevereiro Urano fez quadratura com Mercúrio e foi um dos aspectos mais fortes, já que existe sintonia entre Mercúrio e Urano, sendo esse último a oitava superior do primeiro. E Mercúrio está em Aquário, signo regido por Urano. Aqui, predomina a influência do planeta sobre o elemento terra e a ideia é de um período criativo com a liberação de pensamentos negativos ou pequenos.
Em 23 de fevereiro, Mercúrio entrará em Peixes às 4h47. E no dia 10 de março (Lua Nova em Peixes) o planeta começará o ciclo em Áries.
Saturno conjunto Mercúrio no dia 28 de fevereiro, 12h06 – 9 graus 45 minutos Netuno quadratura Mercúrio no dia 8 de março, 12h06 (mesmo horário que a conjunção Saturno) – 27 graus 01 minutos
Nos dois momentos, o Ascendente na formação dos aspectos será Gêmeos. Saturno organiza, estrutura, dá forma. Mas, pode trazer pensamentos pessimistas. Reaproxima pessoas, faz com que os sensíveis consigam canalizar a energia de modo muito positivo, sem se dispersarem. Netuno atua de modo diferente. Desperta a sensibilidade e a intuição, mas é preciso tomar cuidado com os enganos e esquecimentos…
Mais do que nunca se deve prestar atenção à comunicação, palavra, significados, saber se comunicar é também poder ouvir com clareza. Não compreendeu? Pergunte de novo! Os dois planetas podem fazer Mercúrio chorar. Saturno porque relembra o passado, Netuno porque o dique arrebenta e vaza toda a emoção. *acabei de postar um vídeo sobre Mercúrio em Peixes no YouTube Andreia Modesto Astrodestino