Nosso mundo nos oferece (ou impõe) uma lista de opostos interminável:
baixo-alto, pequeno-grande, dentro-fora, escuro-claro, fácil-difícil, fêmea-macho, doce-salgado, macio-áspero e assim iremos nomeando tudo e todos os que vemos pela frente. As oposições no mapa astral conectam energias que são relacionadas, são os dois lados de uma mesma “coisa”, questão, situação, tendência, qualidade, enfim, são energias que precisam ser integradas para que se possa ver, perceber, realizar O TODO.
Diferentemente da Lua Nova que concentra energias num mesmo signo e se assemelha à semente ou casulo, a Lua Cheia toma consciência desse OPOSTO, porque é um aspecto em que Sol e Lua são obrigados a se reconhecer. Não existe luz na Lua Nova, mas na Lua Cheia, se não existirem nuvens ou excesso de luzes artificiais, será possível caminhar sobre a luz do luar projetada no chão. Existe luz e consciência sobre o OPOSTO, esse OUTRO que nos olha também!
No momento da formação da Lua Cheia em Escorpião, o signo de Touro está do outro lado buscando segurança, estabilidade, conforto e previsibilidade. Com a quadratura de Plutão, o Sol em Touro já entendeu que precisa flexibilizar bastante e talvez já tenha feito boas concessões.
É importante saber que os relacionamentos estarão em primeiro plano, mas não somente, pois Touro e Escorpião também se referem a riquezas da alma e da matéria além do tesouro dos relacionamentos (amigos queridos, parceiros amorosos). A consciência do TODO é fundamental para a evolução. É através dos opostos que nos completamos e essa integração é um processo lento. Luz e sombra, a balança, a gangorra que nos exige atenção e cuidados.
De quem me preservo e em quem confio. O que eu guardo e o que entrego. O que protejo e o que revelo.
No momento da formação da Lua Cheia, dia 23 de abril, 20h49, é importante meditar para quebrar com preconceitos, aceitar suas emoções negativas e transmutá-las, iniciar algum caminho espiritual, trabalhar o desapego, o despojamento, questões do eixo. Não abra mão de seu conforto merecido e obtido pelo seu trabalho honesto, mas não se identifique com essa construção, pois um dia ela terá fim. Libere-se dos medos e ressentimentos, aceite que tem o poder de transformar sua vida, perceba-se como a fênix ou a borboleta.
Corte a dependência emocional ou financeira ou, pelo menos, comece a trabalhar nessa direção. Com a Lua em Escorpião em oposição ao Sol em Touro, você joga fora do lixo e guarda o ouro de sua vida.
Especialmente nessa Lua Cheia do dia 23, com o Ascendente em Sagitário, Lua na casa 11 e Sol na casa 5, cultive o poder da mente e a realização de seus desejos no mundo material (eixo casa 5 e casa 11), peça proteção espiritual (Ascendente em Sagitário) e revelação sobre as pessoas que você afasta de seu caminho e todas as outras que você continua levando no seu coração (Lua em Escorpião na casa 11).