A leitura astrológica e a interpretação de sonhos não estão relacionadas. A melhor maneira de interpretar seus sonhos é através de psicólogos junguianos.
Embora não exista nada mais individual do que os sonhos noturnos, segundo os junguianos, é possível também ver a manifestação de arquétipos que tocam todas as pessoas. É certo que se eu sonhar com uma árvore frondosa, verde e majestosa, para mim pode causar uma sensação de acolhimento enquanto que para outros, uma sensação de aprisionamento, pelas raízes profundas.
A linguagem dos sonhos é uma linguagem simbólica e como a linguagem astrológica, é “customizada”. O Marte em Touro do mapa astral do João pode gerar boa saúde e vitalidade. O Marte em Touro do José lhe dará capacidade de guardar dinheiro. O Marte em Touro da Maria a torna obstinada e teimosa demais. O Marte em Touro da Joana lhe dá uma obsessão pela beleza e dons artísticos.
Jung dizia que se ele recolhesse os sonhos de uma criança até seus sete anos de idade, ele contaria a trajetória de seu destino. Um terapêuta junguiano me disse uma vez que mais importante do que o sonho em si, era a sensação que ele causava. Porque muitas vezes podemos ter sonhos que parecem fáceis, mas que geram angústias. Ou podemos sonhar com tempestades e nos mantermos no controle (durante o sonho), sem medos.
O melhor é recorrer a alguém da área. Mas, ao longo de muitos anos, fiz alguns registros dos sonhos de clientes que enfrentavam trânsitos ou progressões de planetas:
1 – Sob a influência de Saturno os sonhos nos fazem lidar com confinamentos. É comum sonhar que está trancado dentro de um quarto, prisão, um cubículo. Deseja sair, mas não consegue. OU, curiosamente, está numa cela, a porta está aberta, mas não se aventura a sair. Nesse último caso, creio que existe uma aceitação natural da pessoa pela pressão de Saturno, que obriga a ter foco e a não se aventurar para além dos limites.
2 – Sob a influência de Urano podemos sonhar que voamos. Ou que estamos em algum lugar aberto e o vento refresca nosso rosto. Pode ser uma sensação maravilhosa de liberdade e anunciar um novo tempo à frente.
3 – Sob a influência de Netuno a infiltração toma a parede, a água da pia entorna e não sabemos como consertar tudo isso. Ou, estamos numa praia linda e boiamos nas ondas cristalinas. São experiências muito diferentes com mensagens diferentes.
4 – Sob a influência de Plutão existem os sonhos de perseguição, os sonhos de assaltos ou despojamento total. Uma cliente sonhou que chegava em casa e seu apartamento estava vazio. Alguém havia levado todos os seus móveis, pertences ou objetos de decoração. Era Plutão começando a transitar pela casa 8.
5 – Não recordo de nada muito específico trazido por clientes, mas é possível deduzir que se você sonhar que ganha uma medalha de ouro numa competição, a expressão é de Marte. Se estiver num antiquário cercado (a) de objetos valiosos é de Vênus. Mas aqui, já estou “viajando” porque não tive esses exemplos no consultório.
Os sonhos noturnos são o oráculo mais antigo. São extremamente confiáveis se soubermos fazer a interpretação correta. Um sonho muito comum para quem está atravessando uma fase completamente nova é estar no aeroporto. Pode ser aguardando o avião ou já entrando e escolhendo seu assento. Seria a influência de Júpiter e também de Urano.
Prestar atenção nos sonhos é um modo de se conhecer melhor. Sonhos plutonianos nos pegam de surpresa. Você nega sua paixão ou interesse por uma determinada pessoa ou assunto e nos sonhos noturnos é obrigado (a) a reconhecer que seu coração (ou mente) já está entregue.
Sonhos recorrentes devem ser levados a sério. São mensagens do inconsciente chamando a atenção para algo que precisa ser trazido à luz da consciência, algo que precisa ser reconhecido e integrado.
Sonhos podem ser compensadores (trazendo aquilo que nos falta), reveladores (situações que negamos) ou avisos do destino (premonitórios).