Abrimos a semana com o Sol em Touro recebendo quadratura de Marte e trino de Júpiter e Plutão. No dia 11 de maio, Mercúrio entra no signo de Gêmeos e Saturno em Aquário recupera o movimento retrógrado. Começa a existir, com a entrada de Mercúrio em Gêmeos e já, desde 5 de maio, o trânsito do Nodo Lunar Norte em Gêmeos, uma certa flexibilidade – e se a palavra usada puder se flexibilização, é o que está acontecendo na Europa, quando Itália e Espanha começam a abrir as atividades comerciais, embora lentamente. O Reino Unido anuncia a volta das crianças às aulas em junho. Aqui no Brasil, contrariando as expectativas iniciais, parece que a pandemia está fora do controle. Mas não é um tema para esse post.
A entrada de Mercúrio em Gêmeos, embora possa ser considerado um planeta “pequeno”, serve de base para as mudanças que virão com a entrada do Sol em Gêmeos e a Lua Nova em Gêmeos mais à frente. No dia 13, Marte entrará em Peixes e Vênus em Gêmeos entra em movimento retrógrado. Teremos um número mais de planetas em signos mutáveis, o que, em teoria facilita ou representa movimento e diálogo, dinamismo e intercâmbio.
No dia 14, Júpiter retoma o movimento retrógrado, ainda em Capricórnio. Júpiter que é o regente do Nodo Lunar Sul ou Cauda do Dragão que está em Sagitário.
Até o dia 20 de maio, quando o Sol entrará em Gêmeos, 10h49 da manhã, o Sol em Touro recebe vários desafios. Não somente pelo trino de Plutão-Júpiter e pela quadratura de Marte, mas pelo fato de que Vênus, seu planeta regente, está em Gêmeos já recebendo quadratura de Netuno.
Bom, podemos dizer que estamos caminhando para integrar e saber aproveitar ao máximo a energia de Mercúrio, sobretudo na Lua Nova em Gêmeos do dia 22, 14h39. Toda a Lua Nova fortalece o signo no qual acontece. Então observe no seu mapa astral em que ponto – casa cai 2 graus do signo de Gêmeos e examine o que essa Lua Nova poderá significar para você. Ou, no dia 20, com a entrada do Sol em Gêmeos, onde cai esse Sol a zero grau de Gêmeos e o que é que esse espaço do seu mapa – entre zero grau e dois graus de Gêmeos pode lhe ensinar.
Na formação do Sol em Gêmeos no dia 20, Urano estará conjunto a Lua em Touro e parece existir uma “sacudida” do mundo inteiro para sair da quarentena e dentro de um contexto de precaução poder começar a retomar a vida normal. Não tenho certeza se isso acontecerá no Brasil, já que parece que perdemos o controle sobre todo o processo de contenção e achatamento da curva. Com tantos planetas no elemento AR, sobretudo por estarem em Gêmeos, suponho que as escolas da Europa possam realmente recomeçar as aulas com segurança.
Gêmeos é o principal signo do comércio. E muitos não sabem que Peixes também é! Então, em muitos países, a circulação de pessoas e produtos poderá voltar a acontecer. Sempre com restrições – Saturno R em Aquário – limites que ajudarão a não existir uma segunda onda de pandemia.
Adiantando o que poderemos aprender com Gêmeos, vamos às questões principais. Gêmeos é um signo de LINGUAGEM. É o primeiro signo da linguagem e do processo civilizatório. É o signo que introduz O OUTRO em nossas vidas. Passamos a falar e a nos comunicar com alguém na casa 3, através de Mercúrio ou de Gêmeos. Então, pode existir um aprimoramento ou uma preocupação maior em saber se comunicar bem, seja no próprio idioma, seja no inglês ou qualquer outro idioma que interesse estudar.
O período entre 20 de maio e 22 de maio seria perfeito para tirar da cabeça a ideia de que jamais vai dominar um idioma estrangeiro, já que esse processo depende muito mais da prática, do envolvimento, do tempo empregado do que qualquer outra coisa. Algumas pessoas poderão ter mais facilidade do que outras, mas qualquer um consegue dominar um idioma estrangeiro, bastando se dedicar a isso com frequência, com constância e com foco.
Processo civilizatório significa poder pensar, raciocinar, construir estratégias. Ceder, concordar, pedir um tempo para decidir, tentar se colocar no lugar do outro, evitando qualquer demonstração de agressividade ou declaração de guerra. “Conversando todo mundo se entende”.
Mercúrio é aquele que faz a intermediação. Os mediadores são regidos por Mercúrio ou por Vênus. Embora Gêmeos, Libra e Aquário sejam signos do elemento AR, eles possuem grandes diferenças entre si. Gêmeos é o link – aquele que apresenta bons negócios, que apresenta sua futura noiva a você porque percebeu que você e ela têm tudo a ver um com o outro, que traz um produto de fora do país porque sabe que terá aceitação por aqui…o link, e por isso mesmo, o elo de ligação entre tudo e todos.
Será um momento muito positivo para poder RETOMAR o que ficou mal entendido. Situações de ruptura em função de mal entendidos – Whatsapp ou qualquer outro aplicativo no qual o outro julgou que você dizia algo de modo agressivo ou entendeu justamente o oposto do que você disse. Perfeito para fazer acordos e encontrar um ponto de harmonia entre os interesses de todos.
As pessoas que consideram que Mercúrio ou Hermes seja uma entidade “pequena”, não conhecem Mitologia. E desvalorizam tudo o que nos acontece no cotidiano e que é muito importante em nossas vidas. É tão importante dar bom dia ao vizinho, educadamente, quanto fazer uma boa apresentação de trabalho durante um congresso. Nem sempre estamos a fim de dar corda para quem puxa assunto ao nosso lado no metrô, mas não é preciso responder com grosseria.
Na Grécia, as consultas a Hermes eram muito curiosas. Depois de meditar durante um tempo dentro do templo dedicado ao deus, o sujeito deveria cochichar nas orelhas da estátua de Hermes a sua principal pergunta. Em seguida, tamparia os ouvidos e sairia correndo para a rua. Destampando os ouvidos, teria como resposta o primeiro “rabo de conversa” dos passantes.
Talvez nesse período, seja importante considerar as sugestões e opiniões de outras pessoas, sobretudo, aquelas que já passaram por situações parecidas com as situações que já enfrentamos. Ou seja, considerar que não precisamos bater com a cabeça na parede porque podemos aceitar e seguir o que outras pessoas que enfrentaram a mesma situação ou algo muito parecido tem a nos ensinar.
Gêmeos se adapta. É uma energia versátil, flexível. Exatamente o que o mundo atual exige de nós e pode ser a hora certa para vencer qualquer tipo de dificuldade. Seja a dificuldade com um idioma estrangeiro, seja a dificuldade com a tecnologia ou ainda, para desempenhar funções comerciais, seja para reatar amizades ou simplesmente expressar sentimentos sem medo de se machucar. Ninguém perde quando usa da clareza e da didática.
Como o Nodo Lunar Sul está em Sagitário, é preciso encontrar um ponto de harmonia entre esses dois signos. Gêmeos pode mentir em situações nas quais a mentira leve ou a omissão salvem vidas. Você não vai interromper o seu chefe na explanação de besteiras que ele diz numa reunião de trabalho e deixar claro que ele é incompetente para a função. Vai segurar e deixar para tentar ajuda-lo depois, pisando em ovos, tentando corrigir ou dar algumas dicas para ele. Você salva o seu emprego, pelo menos por um tempo. Gêmeos poderá trazer a chance de resolução com questões com irmãos, primos, cunhados, sobrinhos. Ou ainda vizinhos.
No ingresso do Sol em Gêmeos, Saturno em Aquário em trino, ajuda a fazer foco. Marte em Peixes em quadratura traz inspirações e toca o coração geminiano. Dispersão versus concentração de energias? A vida é feita de tensões e Gêmeos tem clareza sobre o fato de que uma moeda tem cara e coroa. Ou seja, a questão das dualidades e das escolhas que fazemos na vida é um território kármico para Gêmeos. Fazemos escolhas. Mesmo aquele ou aquela que diz que deixou o barco correr e o destino escolher, fez uma escolha. Escolhemos pelo impulso, escolhemos pela razão, por motivos religiosos, por tradição familiar, por irreverência, pelo desejo de chocar, enfim, de um modo ou de outro, sabemos que escolhemos. E que precisamos dar conta das consequências de nossas escolhas.
Embora muitas pessoas tenham receio da quadratura Netuno-Vênus, que em 20 de maio também estará enquadrando Mercúrio, não acho que seja preciso medo. Netuno e Marte em Peixes estão associados à área da Medicina. Positivamente poderá ser a descoberta de um número maior de drogas que ajudem a tratar o vírus. Negativamente, já existe uma nova síndrome que ataca as crianças e que parece ter ligação direto com o corona, sendo que três ou quatro crianças vieram a falecer nos EUA. Não recordo o nome complicado e longo que deram à síndrome, mas associaram ao vírus porque parece atacar o sistema imunológico de modo muito rápido e agressivo.
Netuno, numa tradução bem negativa poderá deixar que o coronavirus ainda venha a permanecer como um mistério por um bom tempo. Isso não significa que não existam remédios e vacinas, num tempo recorde, com a quebra de protocolos e um número imenso de pessoas se oferecendo para serem “cobaias” de novas drogas. Não foi muito diferente em outras pandemias. Adiantando uma resposta à outras perguntas: chance zero de existir quarentena em 2021. No máximo em alguns países as restrições chegam a dezembro de 2020. Mas depois exploro melhor esse tema.
Netuno não impede Mercúrio de seguir adiante. É claro que continuaremos vivendo a dualidade: verdade ou mentira? Não creio que as fake news terminem, infelizmente, mas creio que podemos aprender a discernir – ter intuições sobre o que realmente faz sentido ou não. E podemos também, procurar melhor as fontes se tivermos tempo para isso, OU, pelo menos, aguardar para ver se as informações se confirmam através de outros meios de comunicação.
Tenho muitos clientes que acabaram investindo mais nos seus canais de comunicação na web ou simplesmente postando mais para vencer a solidão durante a quarentena. Talvez descubram não exatamente uma carreira, mas um hobby que alimenta a mente e que amplia a rede de relacionamentos encontrando pessoas que pensem de um modo parecido com o seu modo de pensar.
O eixo GÊMEOS-SAGITÁRIO trata da verdade – e do modo como ela é transmitida. O Nodo Lunar Sul em Sagitário é livre, positivo, acredita em si mesmo e não pensa demais antes de seguir seu impulso. Por isso, como outros signos do elemento fogo, pode pensar de menos e agir para depois se arrepender. Será preciso trazer o tempero de Gêmeos, que obviamente, pode pecar pelo oposto – pensar, pensar, pensar e não tomar atitude nenhuma.
Enquanto Sagitário se compromete com sua verdade e diz a sua verdade quando quer porque acredita que seja sempre o melhor caminho, Gêmeos avalia e prefere se relacionar muito bem com todo mundo para não perder oportunidades mais à frente. Bom, nem ogro, nem falso.
É sempre bom tomar o caminho do meio. Avaliar os dois lados, evitar magoar ou machucar alguém, mas dizer o que é preciso dizer do modo mais adequado e civilizado. É muito ruim lidar com alguém que não nos deixa terminar a frase, que fala mais alto e que é o dono da verdade (Nodo Lunar Sul em Sagitário). Talvez seja ainda mais difícil lidar com alguém que parece ser sonso, sempre concordando com tudo e passando uma sensação de ser escorregadio e não querer se comprometer com nada.
Aqui, é o ponto do meio que traz a solução. É preciso aceitar que outras pessoas pensem de modo diferente e não há problema algum em voltar atrás para repensar e pensar de novo sobre um determinado tema, sobretudo, se for amor, relacionamentos ou dinheiro (Vênus R). Mas não se pode passar o resto da vida pensando. É preciso pular do muro, ainda que se desculpando com um dos lados, gentilmente. É preciso fazer escolhas coerentes e arcar com as consequências, sabendo que não existe situação perfeita nesse mundo material.
Gêmeos tem noção clara da dualidade da vida. E pode nos ensinar a lidar com conflitos conseguindo evitar a agressão e resolvendo as questões com maturidade, entendendo que é preciso que todos cedam e que se consiga um resultado que de alguma maneira agrade a maioria (pelo menos), se não é possível agradar a todos.
No nível mais individual o fenômeno do homeschooling está vindo por aí. Assim como o fato de que a imagem vai substituir o texto. Mas é provável que minha geração ainda não veja esse segundo fato. O home schooling já é uma reivindicação de muitas famílias europeias e o ensino à distância ajudará um bocado.
Por enquanto, é isso.