Skip links

Ascendente e Cia.

O Ascendente continua sendo o posicionamento mais comentado para aquilo que os astrólogos chamam de “Astrologia de pé”. Ela não usa salto alto, mas é o tipo de Astrologia que acontece numa festa entre um canapé e um novo drinque, com reações efusivas diante do que o outro revela.
Obviamente o Ascendente em Leão será invejado por todos aqueles que tiverem ascendentes não tão brilhantes, mas nenhum posicionamento analisado fora do contexto do mapa garante sucesso ou sorte.
O signo Ascendente é como uma “ponta” do mapa (o Ascendente chega primeiro) e é muito mais fácil “adivinhar” o signo Ascendente do que qualquer outro posicionamento do mapa, mas, porém, contudo, todavia as coisas não são tão simples assim, já que ele pode ser colorido por aspectos que receba de planetas fortes colocados em qualquer casa do mapa astral, ou mais evidente ainda, do planeta que estiver conjunto a esse signo Ascendente.
O Sol em Peixes conjunto ao Ascendente em Peixes pode trazer características solares a um Ascendente que na maioria das vezes é lânguido, tímido e pálido.
Saturno sobre um Ascendente em Libra pode colorir a expressão venusiana de características saturninas.
Marte em Leão na casa 5 a 28 graus do signo estará enviando um trino para o Ascendente a 1 grau de Touro, que ainda é cúspide Áries (fogo)/Touro e por isso, a “impressão” causada pelo Ascendente em Touro será muito mais vigorosa e talvez agressiva do que se esperaria.
E se Urano-Lua estão em Câncer nos primeiros graus do signo, estando o Ascendente a 27 graus de Gêmeos, formando conjunção, já que a tradição permite considerar conjunção até dez graus de orbe? Ou seja, se Urano-Lua estiverem conjuntos a 4 graus de Câncer, estarão também colorindo esse Ascendente em Gêmeos, talvez trazendo reações emocionais (Urano – põe para fora – Câncer – emoções) onde não faria sentido existirem (Gêmeos, simpaticamente racional).
E ainda a questão mais importante: onde será que estará o regente do Ascendente? Ascendente em Câncer e Lua em Capricórnio na casa 7? Ou Ascendente em Câncer e Lua em Áries na casa 10? São traduções muito diferentes, considerando que casas são CENÁRIOS e signos são QUALIDADES. Ascendente em Touro com Vênus em Leão conjunção Urano no mesmo signo? Ou Ascendente em Touro com Saturno e Vênus conjuntos em Capricórnio?
Pois é. A tradução da linguagem do céu não é simples ou evidente. É preciso paciência, percepção profunda, muita leitura e muita prática para poder falar sobre um posicionamento astrológico.
Algumas expressões como “sou Sol de casa 4”, não dizem nada que possa ser realmente levado a sério, pois, o que é importante é saber o que esse Sol significa dentro do contexto de proposta de vida daquela pessoa. Será que ela está querendo dizer que é caseira? Apegada aos pais? Saudosista?
Se for Sol de casa 4 em Aquário com um contexto de mapa que tenha o Nodo Lunar Norte na casa 9 em Câncer e Lua conjunção Urano, a observação de “Sol de casa 4” significa que seu lugar no mundo será bem distante das raízes da quarta casa e que é melhor se apressar e bater asas para encontrar esse lugar, que pode ser em qualquer cenário bem distante do que se conhece por origens ou início de vida.
Há pouco tempo brinquei com um cliente querido. Obviamente que de cima dos quase dois metros do Ascendente em Sagitário, jovial e interessante para as garotas, ele argumentou que adorava o fato de que os Ascendentes em fogo causavam grande impacto quando chegavam a alguma festa ou reunião.
Pois é, causar impacto é uma coisa. Ter consistência (meu jovem cliente tem e muita) é outra. Num mundo que cultua a imagem, é preciso lembrar o velho ditado: “Por fora bela viola, por dentro pão bolorento”.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência na web.