Deméter é a deusa da agricultura, da colheita, do ciclo da vida e da morte, da fertilidade e da lei sagrada. Seu nome romano é Ceres. É filha de Cronos e Réa, irmã de Zeus. O símbolo do signo de Virgem remete a essa figura feminina, deusa das colheitas, a terra arada que oferece frutos e alimenta os homens. Ensinou a arte da agricultura aos homens e por isso aprendemos a plantar, cultivar e colher os grãos.
É o símbolo de Virgem, uma mulher carregando feixes de trigo ou carregando uma tocha. É possível orar a deusa da fertilidade para pedir prosperidade, justiça, boas colheitas e a bênção para seu trabalho. Ela compreende e ensina o ciclo da vida e da morte.
“Senhora das frutas e grãos, dos solos que amadurecem e das chuvas da colheita, eu te chamo, Mãe, para ouvir meu apelo: Conceda suas bênçãos sobre mim. Transforme os verdes do verão em ouro, e faça com que o ciclo da vida se desenrole, Bela Dama, cujo amor é profundo, aquela que afasta o crescimento durante o sono do inverno, e faz com que as sementes se mexam na primavera, atende meu pedido e traga bênçãos!”
“Salve Deméter, Mãe de Todos, Senhora de bom coração, Deusa Brilhante. Ouça minha prece e venha a mim. Deixe seu esplendor derramar sobre mim, até que meu coração esteja cheio de alegria. Até que o riso venha aos meus lábios e que as lágrimas que eu derrame sejam de felicidade. Ensina-me a ter esperança quando tudo estiver escuro. Ensina-me a aceitar a quietude e a mudança. Conceda-me uma vida justa, alegre e generosa. Peço suas bênçãos para minha família e meu lar, trazendo paz para todos.”