Skip links

Eclipse lunar. Lua Cheia. Sol em Libra.

“O amor é a mais universal, poderosa e misteriosa força cósmica”. Teillard de Chardin

Dois eventos marcantes na mesma semana: a Lua Cheia em Peixes, eclipse lunar, traz os relacionamentos para primeiro plano, no dia 17, 22h34. O ingresso do Sol em Libra, dia 22 abre a Primavera. Mudança de estação e a questão da escolha de quem queremos ao nosso lado. Não existe melhor imagem para as águas sagradas do que a “água benta” e a iniciação pelo batismo nas águas dos rios, comum em várias culturas.

As águas de Peixes no momento da Lua Cheia devem limpar impurezas e feridas. No ingresso do Sol em Libra, ainda que simbolicamente, a Primavera derrete o gelo e uma nova estação começa. Em teoria, colorida e vibrante. Se a Lua Cheia é fechamento do ciclo que se iniciou na Lua Nova, o ingresso do Sol em Libra abre uma fase completamente nova à frente.

O eclipse lunar nos deixa mais sensíveis e intuitivos. No momento da formação da Lua Cheia, todos os planetas estão conectados e a posição de Netuno conjunto a Lua e ao Nodo Norte, se opondo ao Sol traz a força do pensamento, a intenção que plasma a nossa “realidade”. Com o Ascendente em Gêmeos, divida essa experiência com outras pessoas, faça uma meditação em grupo ou combine esse horário das 23h24 do dia 17 para que todos os amigos (ainda que em locais diferentes) façam a mesma oração ou visualização.

Nem sempre a Lua Cheia está associada a cura, mas estando a Lua em Peixes, é possível pedir para que as águas de Peixes lavem as dores acumuladas pela vida. As cores são suaves, pois embora Virgem vibre cores como amarelo, laranja e verde, a energia de Peixes é associada ao azul celeste, o verde clarinho e o lilás. Pode ser usado o rosa, já que Lilith está em Libra, assim como o Nodo Sul (que não deve ser completamente eliminado, mas equilibrado).

O ingresso do Sol em Libra no dia 22, 9h44 da manhã acontece no mesmo dia em que Vênus entra em Escorpião. Na formação do Sol em Libra, Ascendente em Sagitário e Vênus no último grau de Libra em quadratura com Plutão: ame de um modo diferente. O amor deve ser uma experiência de transformação mútua para o melhor. Um processo de alquimia.

No momento do ingresso do Sol em Libra, grandes trígonos no céu: Urano-Lua trígono Sol-Mercúrio. Se você acredita que tem “amado do modo errado”, esse momento é extremamente importante para se liberar desse tipo de “antena” para pessoas erradas. Todas essas datas são fortes para liberação do passado e renovação em todos os sentidos.

Urano a 27 graus de Touro conjunto a Lua 1 grau de Gêmeos. Urano trígono Plutão que faz trígono com Sol e Mercúrio. Envolvem casa 3 (Plutão), casa 11 (Sol e Mercúrio – esse último já lido na cúspide da 11) e casa 6 e casa 7 (conjunção Urano e Lua fechando a casa 6, mas a conjunção vai ser lida na casa 7 também). São casas de relacionamento, diálogo, troca na vida a dois. Marte em Câncer quadratura Nodos Lunares. Saturno trígono Marte.

Muito aprendizado sobre como cada um de nós pode amar e ser amado. Sobre as relações hetero, é preciso lembrar aos rapazes, que muitas vezes, os homens mais interessantes são aqueles que “sabem ouvir” ao invés mais potentes ou acrobatas no sexo. Na formação do Sol em Libra, Saturno oposição Mercúrio e Júpiter quadratura Mercúrio. Falar, ouvir, considerar.

É importante evitar o platonismo netuniano que pode prender muitas pessoas em relações que “só existem na fantasia”. Um relacionamento pode se manter no ar ou se manifestar através das marés – maré sobe (ele aparece), maré desce (ele some como as sereias). E nisso se gasta tempo e energia com parceiros imaturos.

Não dê anos de sua vida para quem não sabe o que quer. Ou sabe muito bem: só quer brincar de sedução. Sugiro a palestra do filósofo Alain de Botton (Porque você vai se casar com a pessoa errada) no YouTube, legendada em português. Ele se debruçou bastante sobre o tema do amor “romântico” com bom humor e inteligência.

Voltando ao tema da Lua Cheia, eclipse lunar, também nesse momento o Sol recebe trígono de Urano e Plutão. Saturno oposição Mercúrio e Urano sextil Lua além da potente presença de Netuno. Júpiter quadratura Sol, Lua e Mercúrio, em trígono com Vênus.

A oposição de Marte – Plutão já se manifesta com os efeitos do desastre climático. Cenários de ficção científica, os dois planetas associados a explosões e incêndios. Tomara que quando o Nodo Norte entrar em Peixes em janeiro de 2025, todo o planeta consiga, pela ciência e pela fé, se integrar para encontrar soluções, respostas – talvez a melhor tradução seja remédios para todos nós. Ironicamente, vemos o turismo espacial começando enquanto tantas outras áreas são negligenciadas e perto de nós, a terra literalmente “arde”.

Sol em Virgem: aceitação do plano material com todas as suas imperfeições. Autoaperfeiçoamento no plano material. Lua em Peixes: percepção de planos superiores. Descanso da mente, reflexão, desenvolvimento interior.

Sol em Libra: idealismo nos relacionamentos, beleza e harmonia. Conjugação, comunhão com os outros. Lua em Gêmeos: curiosidade, investigação, percepção das dualidades do plano material. Experimentação, divulgação.

“A Humanidade ainda não despertou para sua capacidade de amar.” Segundo Teillard de Chardin, esse amor fechado entre duas pessoas, aguarda o momento em que se manifestará para além das paredes que nos separam, com uma perspectiva nova e universal.

Sempre que quero falar da possibilidade de se perceber o “divino” na matéria, recorro a Teilhard de Chardin, nascido em 1 de maio de 1881, 7 horas em Orcine. Tinha um stellium em Touro e Netuno conjunto ao Sol e Marte em Peixes.

Outra referência é David Attenborough, ativista ambiental, nascido em 8 de maio de 1926 (sem horário) em Londres, tem Netuno tríogono Mercúrio e também tem Marte em Peixes. A expressão de Marte em Peixes tantas vezes “mal interpretada” não representou falta de virilidade ou tendência ao alcoolismo, mas trouxe uma capacidade de integração com a natureza e todo o universo em espíritos de sabedoria.

Seguem citações sobre a importância de se integrar o desenvolvimento interior e a expansão sobre o mundo material sem que um processo negue ou prejudique o outro. Valorização da terra (Virgem) que acolhe e alimenta nossos espíritos (Peixes).

“A natureza é a fonte de todo conhecimento verdadeiro.” –Leonardo da Vinci

“Uma caminhada na natureza leva a alma de volta para casa.” –Mary Davis

“Escolha apenas um mestre: a natureza.” – Rembrandt

“O objetivo da vida é viver em concordância com a natureza.” – Zeno

“O tempo gasto entre as árvores nunca é tempo perdido.” – Katrina Mayer

“A poesia da Terra nunca morre.” – John Keats

“A natureza se agrada da simplicidade.” – Sir Isaac Newton

“Na primavera, no fim do dia, você deve cheirar a terra.” –Margaret Atwood

“A Terra não nos pertence; pertencemos à terra.” – Chefe Seattle

“Não há Wi-Fi na floresta, mas prometo que você encontrará uma conexão melhor.” – Ralph Smart

“A natureza não tem pressa, mas tudo é realizado.” – Lao Tzu

“Esquecer como cavar a terra e cuidar do solo é esquecer de nós mesmos.” –Mahatma Gandhi

“Não herdamos a terra de nossos ancestrais, nós a pegamos emprestada de nossos filhos.” – Chefe Seattle

“Onde as flores florescem, também floresce a esperança.” – Lady Bird Johnson

“A natureza sempre veste as cores do espírito.” – Ralph Waldo Emerson

Pode ser uma imagem de Margarida-do-cabo

Este site usa cookies para melhorar sua experiência na web.