Skip links

ELEMENTO TERRA

Elemento terra: ter enfrentado uma faxina completa da casa e suportado o jejum intermitente durante 16 horas não me pareceu suficiente para a inspiração. Depois de agendar os boletos a pagar da semana que vem respirei fundo para falar do elemento que representa a sustentação de nossas vidas nas questões básicas de sobrevivência.

O elemento terra parece ser óbvio e sem charme, mas é possível abrir uma aula sobre o elemento lembrando que Teilhard de Chardin, o místico francês, era nascido em Touro e uma inspiração para quem ama nosso planeta chamado Terra. Terráqueos somos nós, que, segundo o filósofo, temos uma origem espiritual e estamos sendo postos à prova no mundo material.

Dos três signos, Virgem parece ser o mais nervoso e inquieto. Touro rumina e Capricórnio usufrui do reconhecimento obtido depois de tantos investimentos na direção certa. Quem tem boa sintonia com o elemento terra no seu mapa astral, aceita a realidade do modo como ela se apresenta, usa o bom senso, não perde tempo com o que não é realmente importante e consegue usar do livre-arbítrio sem inseguranças. Virgem é o mais ansioso, porque a mente mercuriana não para um minuto. E, ele sabe que outros caminhos seriam possíveis. Touro saberá esperar sem dificuldades e Capricórnio sabe que o tempo está a seu favor.

“Pressa para quê?” Aliás, os três signos, com destaque para Touro, sabem o valor do passado. De modo objetivo gostam de contar as histórias vividas anteriormente, mas não ficam dependurados em angústias ou tristezas. É bom saber a sua história e compreender como você “chegou” até aqui. Para Touro, objetos de arte contam histórias ou são símbolos de períodos importantes em um país. Uma das melhores experiências “taurinas” é participar de um leilão em que objetos são colocados à venda porque possuem um valor quase inestimável. Pode ser a camisola de uma falecida diva de Hollywood ou a caixa de charutos de um ex-Presidente. Mais conhecido pela sua habilidade com o dinheiro e o desejo pela “boa mesa”, Touro é mais profundo do que se imagina. A Lua em Touro tem a sua exaltação. Touro é aquele que poderia ser chamado de mais sensível dos três signos. Aquele que trará a beleza e se destacará pelo amor às artes. Assim como Virgem, é minucioso, seja cortando os legumes para sua receita especial de torta, seja restaurando objetos de arte.

O signo que guarda, mantém e recupera, que sabe fazer o dinheiro render e que gosta de saborear cada minutinho de sua vida. Touro é o signo das riquezas interiores que transformaremos em trabalho e entregaremos à vida. A beleza de Touro é comumente visível quando é o signo Ascendente, ou, quando o taurino ou a taurina tem o hobby da música ou da pintura, em paralelo ao trabalho que lhe traz a estabilidade financeira desejada. Touro rege a garganta. A boa voz. Seu planeta regente é Vênus, mas não a Vênus Urânia que faz as mentes se apaixonarem por outras mentes, mas a Vênus (Afrodite) Pandemia, aquela que é “de todos”, mais sensual e carnal do que a filha de Urano.

Virgem é a ferramenta do zodíaco, produtivo, dinâmico e o mais agitado dos três. É Virgem que aperfeiçoa as qualidades (talentos) de Touro e nos abre um espaço no mundo no qual podemos fazer a diferença, sendo úteis às outras pessoas. Ser prestativo parece ser o objetivo maior de Virgem que é também curioso sobre o que acontece ao seu redor, mas que precisa que todo conhecimento obtido seja colocado em prática e traga resultados tangíveis. Virgem me parece o mais complexo dos três. É comum nos mapas de nutricionistas que “separam o que alimenta do que envenena”, dos médicos que examinam seus pacientes tentando aprender sobre o equilíbrio corpo-mente, dos professores didáticos, que entregam tudo “mastigadinho” e dos engenheiros que lidam com os números com muita facilidade.

Virgem seleciona, organiza e coloca em caixinhas diferentes de modo que se possa ter uma visão clara do que se tem pela frente. Os três signos do elemento terra não gostam de se enganar ou se deixar iludir. O mais racional é Virgem e tudo passa pelo intelecto, daí as comuns dores de cabeça ou insônias quando está em desequilíbrio. Existe uma discussão hoje, se Mercúrio é realmente o regente de Virgem ou se é Quíron que merece essa designação. Acredito ser possível e coerente que um signo possa ser regido por dois planetas, no caso um planeta e um asteroide. Existem diferentes tipos de Virgem e o professor de Matemática talvez seja regido por Mercúrio, enquanto a nutricionista vegana seja regida por Quíron. Ou simplesmente acumulam as duas regências, lembrando que no livro Astrologia do Destino, Liz Greene faz menção à deusa Astreia que foge de nosso mundo envergonhada pela displicência dos humanos em relação à “perfeição”. Rege os intestinos.

Acusados de serem rígidos, controladores e teimosos, os três signos podem ter uma postura conservadora, já que realmente não gostam de que as coisas não saiam do modo como gostariam. Segurança é uma preocupação, o que pode levar a uma vida rotineira e não é fácil para quem está ao seu lado viajar sempre para o mesmo destino ou jantar sempre no mesmo restaurante. Mas, as influências de Urano em Touro, Plutão em Capricórnio e Netuno e Saturno em oposição a Virgem podem ter transformado os signos nos últimos anos. Dão a sustentação, a estrutura.

Capricórnio é o signo da responsabilidade e pode ser apresentado como o signo da maturidade. É o signo da experiência do ser “Pai”, o que sugere que pode doar muito mais do que receber. Muitos livros dizem que Capricórnio é o signo que maiores tarefas e responsabilidades tem sobre suas costas. Não é apenas o signo da carreira e do prestígio profissional, mas também um signo de família, tão empenhado quanto Câncer no bem-estar de todos, mas, tendo sempre uma visão objetiva e oferecendo um modelo moral positivo e incentivo para que as outras pessoas se tornem independentes e realizadas. É um signo de sucesso alcançado por estratégias de médio e longo prazo e escolhas coerentes de acordo com cada momento vivido. Não existe tempo para dispersão ou para fantasias e não existe pressa ou desejo de “queimar etapas” para chegar aonde deseja ou precisa chegar.

É um signo de autoridade conquistada com base na prática da vida e nas experiências que se acumulam e sedimentam sua trajetória. Rege o esqueleto que nos faz ficar de pé e dores nos joelhos indicam que nosso Saturno está exigente demais ou não está conseguindo realizar seu papel em nossas vida. Saturno é o regente de Capricórnio e o número de capricornianos bem realizados no que se propuseram a realizar é enorme, o que leva a considerações novas sobre o signo. É preciso investigar o Saturno dos romanos e fazer um contraponto com o deus Kronos dos gregos para ver como Saturno pode ser traduzido para o homem atual.

O elemento terra “põe” a mão na massa, o que significa que existe empenho e envolvimento direto com a vida. Ninguém fica sonhando com a felicidade num futuro distante, a menos que desde agora se comece a dar o primeiro passo nessa direção e ninguém se desvie da rota. As expressões: Saber em que terreno está pisando Colocar o preto no branco Não se jogar de cabeça Esperar a poeira baixar Seguro morreu de velho O elemento terra é previsível, conseguindo fazer projetos e montar estratégias de médio e longo prazo. Enquanto algumas pessoas dizem que “não sabem se estarão vivas na semana que vem” e não conseguem agendar uma consulta com 10 dias de antecedência, o elemento terra se programa aos 30 anos para uma aposentadoria aos 65, pois, afinal, não existe nada mais triste do que uma velhice pobre.

O elemento terra é o elemento que aceita o fato de que a “realidade” desse mundo em que vivemos, mundo material, exige o reconhecimento das necessidades básicas, como boa alimentação, condições de vida para o desenvolvimento, cuidados com a saúde, produtividade e responsabilidade pelas escolhas feitas. O elemento do livre-arbítrio, que sabe que os limites são necessários para que possamos realizar o melhor de nossas vidas.

Procure alguém desocupado e peça um favor. Vai ser difícil que essa pessoa encontre “tempo disponível”, porque normalmente irá se dispersar. Fora o sábio ditado que algum virginiano criou: “Mente vazia, oficina do diabo”. O elemento terra não cria soluções ou respostas mágicas para assuntos óbvios e que poderiam ser resolvidos usando a razão humana. Não perde tempo reclamando que o mundo não é o que gostaríamos que fosse, mas, procura encontrar soluções para os problemas, pois sabe fazer foco e lidar com as frustrações. Frustrações? Fazem parte do aprendizado de vida. Ensaio e erro.

*rascunho sobre o elemento terra

Mostrar menos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência na web.