A passagem do ciclo em Gêmeos para o ciclo em Câncer acontecerá nos próximos cinco dias. Teremos aspectos fortes durante esses dias, mas os dois dias mais importantes da segunda quinzena de junho, serão o dia 21, o ingresso do Sol em Câncer, 6h13, solstício de inverno no hemisfério sul e o dia 28, Lua Nova em Câncer, 23h52, com Sol, Lua e Lilith em Câncer, conjuntos.
A vibração de Gêmeos e a vibração de Câncer são muito diferentes. A energia de Gêmeos é mais inquieta, mental e fisicamente. Mas se for um geminiano ou uma geminiana “típicos”, existe muito movimento também no roteiro da vida, muitas pessoas ao redor e muitas novidades a descobrir. A impressão que se tem é que Gêmeos não consegue “pertencer” inteiramente a nada e a ninguém. Ainda bem que usei a palavra “impressão”, porque isso só vai valer mesmo para os mais típicos do signo. Outros podem ser bastante caseiros, preferindo receber os amigos em casa para saber das novas ideias. Com uma Smart Tv, dois celulares e o tablet ligado, algum geminiano com Ascendente ou Lua em Câncer pode preferir saber do mundo deitado numa almofada indiana. Se tiver influências de Sagitário, o signo oposto, já bateu asas e deu preferência a experimentar “a vivo e a cores” tudo o que lhe interessa.
Gêmeos pertence ao mundo das ideias e das pessoas. É um signo plural, como Peixes. Áries também parece ser plural, mas é bastante focado e teimoso na maioria das vezes pertencendo à própria vontade ou a alguma causa pela qual batalha. A pluralidade de Gêmeos pode dar a impressão que ele não se “segura”. Ele pertence o tempo suficiente até esgotar e não ter mais o que descobrir com tais ideias, histórias e pessoas. Aqui, falo do signo e não de todos nascidos sob o signo de Mercúrio. Alguns geminianos com muitas influências de Capricórnio, Touro ou do planeta Saturno, podem ser mais assertivos. A combinação Áries-Gêmeos que comentei num vídeo pelo sextil entre Júpiter em Áries e Mercúrio em Gêmeos (20 de junho) é muito criativa. As ideias de Gêmeos seguem a luz de Áries e não se perdem por aí.
Com a entrada do Sol em Câncer, a velocidade da mente pode ir diminuindo um pouco e cedendo espaço para outro tipo de energia. O pertencimento de Câncer não passa pelos neurônios, mas pela alma ou coração. Já fiz um texto sobre o “pertencimento” de Câncer, uma identidade encontrada no passado, na mãe, na ancestralidade, na alma, no feminino e na origem de todas as coisas. Com Câncer é preciso olhar para trás para saber quem somos e de onde viemos. O que os outros dizem só vai interessar se tocar fundo a alma canceriana. Caso contrário, Câncer não vai nem prestar atenção. Enquanto Gêmeos coloca os óculos para ver melhor, Câncer prefere fechar os olhos para se encontrar.
Câncer também é um signo de pessoas, pois quem ama e cuida, precisa amar e cuidar de “alguém”. E pode ser no piano ou mesmo numa pintura original que cancerianos provoquem a sedução ou expressem o que têm de mais profundo.
Câncer é o signo da mulher, da mãe, das origens, da alma, do passado, do mundo de dentro, do umbigo, do dedão do pé. O primeiro signo de mistério, do escondido, do segredo e da transformação, já que a Lua não se mostra sempre do mesmo modo e ainda esconde a outra face.
É um signo bastante criticado por outros quando mostra o seu lado negativo que se traduz por medo, infantilidade, inconstância e dependência financeira e emocional. Mas é um signo que todo mundo quer por perto quando revela seu carinho e amor, quando demonstra seus cuidados e gentilezas tão sinceras. Proteção é o que Câncer busca e o que Câncer oferece. O problema é que nem sempre tem a medida certa e pode ser “over” no modo como protege de quem está ao seu lado. Qualquer um que passe por perto já se encolhe debaixo de sua asa e a galinha não deixa que nada de ruim aconteça aos seus pintinhos. * qual signo não tem defeitos?
Sei bem que signos não são casas, sendo as casas um espaço, cenário. Mas tanto planetas em Câncer como planetas na casa 4 (casa tradicional de Câncer) no mapa astral buscam uma conexão “interior” espiritual ou emocional. Segundo muitos livros, a casa 4 é também uma casa de autoconhecimento e que pode nos remeter não somente ao reconhecimento de nossa alma ou essência, mas também à valorização do nosso corpo, entendendo o corpo como a primeira casa que habitamos.
Vamos nos afastando da brisa geminiana, dos sons dos ventos e molhando os pés no riacho ou mergulhando na grande onda do mar. Gêmeos e Câncer compartilham o riso das crianças e guardam algo de muito jovial dentro deles. Ambos podem parecer pouco confiáveis (eu disse PARECER), quando duvidam ou se dividem (Gêmeos), ou quando oscilam e alternam os humores (Câncer). Gêmeos pensa sobre a vida e escreve sobre ela. Mas tem múltiplos talentos e pode cantar, dançar ou se tornar um excelente ator. Câncer sente a vida e expressa o sentimento também de muitas maneiras diferentes. Dizem que Câncer é o signo mais feminino que existe. Talvez seja mesmo, pois rapazes cancerianos podem ser doces, afetivos e não terem problemas em vivenciar o lado Yin da relação. A combinação Gêmeos-Câncer num mapa astral é a combinação da inteligência com a intuição, o acordo entre a razão e a emoção. Se existirem conflitos, talvez possam ser vivenciados com grande criatividade. Sinta e diga! Recorde e escreva! Sonhe e registre! Chore, ria e divida com as outras pessoas!
O poeta Garcia Lorca era geminiano, nascido em 5 de junho de 1898. Um pedaço da obra de Lorca, intensa, apaixonada e profunda com a ilustração de Klimt, nascido em 14 de junho de 1862. Pablo Neruda, nasceu em 12 de julho de 1904, tão intenso e conhecedor do feminino quanto os outros. Wladimir Maiakovski influenciou toda uma geração e era nascido em 19 de julho de 1893. A lista de cancerianos e geminianos nas artes é loooooonga. Não vou citar frases de Kafka, mas pode incluir (3 de julho de 1883).
“Todas as coisas têm o seu mistério, e a poesia é o mistério de todas as coisas.” García Lorca
“Amo-te como se amam certas coisas obscuras, secretamente, entre a sombra e a alma.” Neruda
“Brilhar para sempre, brilhar como um farol, brilhar com brilho eterno,
Gente é pra brilhar, que tudo o mais vá para o inferno, este é o meu slogan
e o do sol.” Wladimir Maiakóvski