O ingresso do Sol em Peixes poderia ser celebrado como um momento de “retiro” no sentido literal. Peixes como o último signo do Zodíaco, signo que fecha o ciclo iniciado a 20 ou 21 de março do ano anterior (Sol em Áries).
Uma das traduções seria o recolhimento natural durante a passagem do Sol no signo de Peixes para concentrar forças e energia no renascimento em Áries, primeiro signo zodiacal.
Como todo signo transpessoal, tem muitas traduções diversas. Um arquétipo se manifesta de maneiras diferentes no mundo material. A “ideia pura” se fragmenta e encontramos Peixes tanto no boêmio como no austero monge budista.
O que Peixes representa para cada um de nós vai depender da estrutura de cada mapa astral individualmente. É importante lembrar que Nodo, Mercúrio, Saturno e Netuno estão também no signo de Peixes. Então, em algum lugar do nosso mapa astral, existe um oceano de possibilidades para ser “mergulhado” e reconhecido.
A inspiração é de Peixes e muitos podem ser sentir “tocados” pelas artes, sobretudo, pela música e dança. Outros podem apenas espreguiçar na rede que balança entre duas palmeiras. Outros podem exigir o jejum e a recusa diante de qualquer “desejo mundano”.
Para falar do signo do “inconsciente coletivo”, será mais fácil para mim começar a falar do que eu tinha preparado para falar da Lua Cheia em Virgem do dia 14 de março. Eu havia rascunhado para falar novamente (num vídeo) sobre a Lua Cheia em Leão (12 de fevereiro) e fazer uma correlação com a Lua Cheia em Virgem (o eclipse de março).
A Lua em Leão, vigorosa, deslumbrante e vaidosa, parece não ter nada a ver com a inteligente, nervosa e exigente Lua em Virgem. Mas ambas estão relacionadas com o corpo físico. Se Leão está engrossando os bíceps na academia ou correndo na maratona, Virgem está fazendo o jejum e tentando uma nova postura na Yoga, integrando o signo oposto, Peixes.
Talvez eu retorne a essa questão do corpo físico, mas o que interessa aqui é a oposição:
Lua em Leão (corpo) x Sol em Aquário (mente)
Lua em Virgem (corpo) x Sol em Peixes (espírito)
O ingresso do Sol em Peixes no dia 18, trará a questão da saúde acima de tudo. Como você cuida da matéria e como você cuida do imaterial. Qualquer excesso será punido. Seria possível dizer que Peixes mostra no mapa astral onde “Deus está dentro de você?”. Talvez. Você pode encontrar a “Totalidade” em si mesmo ali na casa regida por Peixes.
Mas, para dar alguma orientação maior para um número grande de pessoas, qual seria a melhor dica? Chore bastante, dance bastante ou mergulhe no mar até se sentir leve e restaurado (a)? No momento do ingresso do Sol em Peixes, também o Ascendente estará no signo do silêncio (introspecção) ou desregramento (orgias de Dioniso). A Lua estará em Escorpião, Marte em Câncer.
Muito elemento água e a necessidade de ir se desligando do passado, diluindo, dissolvendo, limpando e abrindo espaço para o novo, sobretudo, no que se refere aos cuidados que você tem com você mesmo (a).
“Se alguém deseja boa saúde, deve primeiro se perguntar se está pronto para acabar com as razões de sua doença. Só então é possível ajudá-lo.” Hipócrates