“Seja grato por tudo o que você já recebeu da vida, enquanto corre atrás das coisas que ainda deseja conquistar.” Jim Rhon
O que Janeiro de 2020 reserva para todos nós:
Lua Cheia em Câncer no dia 10, 16h21. E nesse mesmo dia, tarde da noite, Urano recupera o movimento direto, o que significa aceleração dos nossos processos. Eclipse lunar, o que significa que o Sol fica favorecido e as energias positivas de Capricórnio devem ser valorizadas.
Uma das lições sobre essa Lua Cheia é a palavra que costuma ser o mantra de Capricórnio: “responsabilidade”. Quem ama, cuida. É lógico que é preciso tomar cuidado com a superproteção, preferindo ter os cuidados saudáveis que não vão impedir o outro de se desenvolver e ganhar autonomia. Talvez seja hora de reavaliarmos se temos sido bons modelos para as pessoas que amamos ou se temos exigido demais delas, justamente porque elas são nosso objeto de amor.
A Lua Cheia em Câncer favorece o entendimento entre pessoas de uma mesma família, com um respeito maior entre elas. Nesse momento, Sol, Mercúrio e Saturno estarão conjuntos em Capricórnio. Resolução de problemas ou questões com irmãos, primos, sobrinhos.
É uma data favorável para resolver questões de heranças, inventários, imóveis que pertencem a várias pessoas, tendo a cabeça FRIA no bom sentido, evitando cobranças emocionais antigas.
Existe muita “subjetividade” nos relacionamentos mais íntimos. Sobra fantasia e imaginação onde deveria sobrar clareza e sinceridade. No momento da formação da Lua Cheia, Sol e Mercúrio estarão conjuntos a 20 graus de Capricórnio e a Lua estará a 20 graus de Câncer. Potencializando a energia de Mercúrio, é fundamental falar, expor, esclarecer o que se deseja, o que se sente, o que se intenciona fazer. O outro não tem capacidade de ler nossos pensamentos, pelo menos, isso ainda não acontece em 2020 sem chances de equívocos.
Então, FALE. É importante que o parceiro afetivo ou os familiares saibam o que se passa em nossa mente, ou os enganos irão se acumulando sem muita chance de entendimento à frente.
No dia 16 de janeiro, Mercúrio transitará para o signo de Aquário, potencializando a energia aquariana. No dia 13 de janeiro, Vênus entrará em Peixes, encontrando Netuno e simbolizando compaixão, perdão e desprendimento.
E no dia 20 de janeiro, 11h54, o Sol apontará para Aquário. Um novo ciclo zodiacal vai se iniciar. Entre o dia 16 e o dia 20, o céu se transforma e mostra aspectos belíssimos, pois se Mercúrio em Aquário é a mente antenada com o futuro e liberta de julgamentos e preconceitos, Vênus em Peixes é símbolo do amor universal. Mente e coração envolvidos com valores humanistas, conexão com todos e com tudo.
Quando Mercúrio e Sol entram em Aquário, já formam quadratura com Urano, o que significa que existe um “plus” maior de energia aquariana. Positivamente as ideias e as atitudes serão mais ágeis e poderá existir um ânimo maior para abordar a vida, o que é ainda mais enfatizado por Marte em Sagitário. Vamos em frente!
Algumas pessoas perguntaram se Aquário por ser um signo muito mais livre poderia sofrer muito em 2020 sob a pressão de tantos planetas em Capricórnio. A resposta é que talvez alguns se sintam um tanto “oprimidos”, mas será exatamente essa organização que vai trazer as chances de Aquário ter um 2021 pleno, quando Júpiter e Saturno entrarem no seu signo.
E Urano estará o ano todo de 2020 em quadratura com o signo que rege, o que trará momentos de movimento e surpresas, como Aquário gosta, quebras nas rotinas, um certo alívio para que Aquário possa recuperar as suas energias. Mais um dado: Urano e Júpiter estão em trino, o que é símbolo de muito movimento e realização de projetos, sobretudo, em equipe.
Dia 24, Lua Nova em Aquário às 18h42. Netuno-Vênus conjunção em Peixes. Urano em quadratura com Sol e Lua: dia para pedir verdade, sinceridade, proteção para as amizades, chance de
expansão da mente e do corpo através de leituras, estudos, caminhadas ou viagens mais longas.
Dia perfeito também para deixar de lado o “medo” de falar um novo idioma por insegurança. Um teste para amores ciumentos ou controladores. Se você ainda se sente preso a “pensamentos negativos” ou “crenças que derrubam ou limitam você”, esse é um bom dia para se comprometer com você mesmo a se libertar.
Sempre que faço um texto tocando em datas importantes e momentos em que o céu mostra energias que favorecem determinados pedidos ou meditações, tenho a preocupação de lembrar que não devemos ficar refém dessas datas. Se esquecermos a dica ou lermos o post depois que a data já passou, teremos ainda muitas outras datas importantes nas quais poderemos afinar nosso desejo com aquilo que o céu revela.
É importante tocar na questão da intenção. Se você tem um desejo ou intenção que está de acordo com sua missão de vida e desenvolvimento pessoal, pode mentalizar e orar a qualquer hora em que se sinta bem para isso. E embora eu sempre dê datas associadas a pedidos e concentração de energias para obter a concretização dos desejos, nunca devemos deixar de agradecer. E para agradecer, qualquer céu recebe muito bem a energia.
De qualquer modo, a conjunção Netuno-Vênus em Peixes é símbolo de gratidão pela experiência do mistério da vida. É no dia 27 de janeiro que Vênus e Netuno estarão em conjunção exata, o que favorece a expressão da gratidão e da entrega à vontade da Vida.
“Não é a felicidade que nos torna pessoas gratas. É a gratidão que nos torna pessoas felizes”.