Qual a melhor combinação para a vida a dois?
A bela Catherine Zeta-Jones e seu marido Michael Douglas são nascidos no mesmo dia 25 de setembro, librianos, embora com 25 anos de diferença. Catherine nasceu em 1969 e Michael Douglas em 1944. Não é raro que duas pessoas do mesmo signo solar se encontrem pela vida e reconheçam muitas afinidades e desejos em comum.
Fui buscar mais dois outros casais bem conhecidos aqui no Brasil. Tarcísio Meira era nascido em Libra, do mesmo modo que sua esposa Glória Menezes. Paulo Goulart e Nicete Bruno, ambos capricornianos. Libra rege o próprio casamento e o desejo de caminhar juntos de mãos dadas. E Capricórnio, embora seja um signo que muitos associam apenas a trabalho, valoriza a harmonia entre os pais e os filhos e costumam ser modelos de excelentes parceiros a dois.
Ellen DeGeneres e sua esposa Portia, atriz, são ambas nascidas em Aquário e talvez dividam o bom humor e fundamentem aquarianamente a relação sobre a amizade sincera. Yoko Ono, aquariana e John Lennon, libriano, provavelmente tiveram primeiro uma atração intelectual, comum nos signos do elemento ar (Gêmeos, Libra e Aquário) que adoram conversar e fazer muitas perguntas logo no primeiro encontro. Qual será o segredo de um bom casamento? Talvez existam fórmulas diferentes para pessoas (signos) diferentes.
John Krasinski é nascido em Libra, mas Emily Blunt tem o Sol em Peixes. É verdade que Libra e Peixes se combinam muito, mas nem sempre o signo solar será o fator determinante para que duas pessoas renovem constantemente o desejo de ficarem uma ao lado da outra. Existe um estudo chamado sinastria em que o astrólogo conjuga os dois mapas para conseguir identificar pontos de conflito ou divergências e ajudar o casal a superá-los. E dentro de cada mapa astral, os planetas Vênus e Marte têm tanta importância como o signo solar ou lunar.
Existe ainda um asteroide que deve ser interpretado chamado Juno, a deusa do casamento, na Mitologia, a esposa leal a Júpiter. Um bom casamento depende menos da sorte e mais da maturidade do casal. É possível perceber que casais muito jovens podem brigar por bobagens enquanto que pessoas com mais experiência na vida amorosa já sabem evitar o desgaste que viveram em relações anteriores. Como em qualquer outra área da vida, o casamento é um aprendizado diário.
Pessoas com muitas afinidades em alguns casos, pessoas totalmente diferentes em outros relacionamentos, atração, desejo de ficar junto e, sobretudo, metas em comum. Não basta o sentimento. Muitas vezes a paixão é tão intensa que atrapalha a convivência debaixo do mesmo teto.
Casais como Elizabeth Taylor (Peixes) e Richard Burton (Escorpião) rechearam os antigos noticiários com brigas, idas e voltas, novas brigas e anos e anos de turbulência a dois. Hoje, temos vários modelos de casamento e a maior parte das pessoas já sabe que o “felizes para sempre” não vai acontecer como nos contos de fadas.
É preciso responsabilidade, compromisso e sinceridade entre os dois parceiros, não importa quais sejam os signos envolvidos. Muitas vezes as duas personalidades são extremamente fortes e por isso mesmo, seguem juntos, na relação que assumiram e numa admiração mútua como Michele Obama (Capricórnio) e Barack Obama (Leão).
Não existe uma fórmula mágica para encontrar um “par perfeito”, mas a partir do sentimento e com muita vontade e respeito pela outra pessoa, é possível caminhar um ao lado do outro dividindo experiências, se transformando mutuamente e tornando a jornada uma experiência feliz. Delete as vivências passadas.
Depois de muito sofrimento, a sagitariana Tina Turner encontrou um marido apaixonado e totalmente dedicado a ela, o alemão aquariano Erwin Bach. Nunca é tarde demais para amar e ser amado (a).
“O amor é aquela condição em que a felicidade de outra pessoa é essencial para a sua.” – Robert Heinlein