Skip links

Marte – Plutão oposição exata dia 5 junho, 16h30

Durante o período entre 31 de maio e 6 de junho, teremos várias mudanças importantes no céu. Em 2 de junho, Lua Minguante em Peixes, 4h24 e no mesmo dia, Vênus entrando em Câncer, os dois aspectos refrescando nossas almas com a pureza do elemento água. Temos três planetas em Peixes, Júpiter, Netuno e Lua. E Vênus em trino com Júpiter, compensando o excesso de elemento ar, tão racional, com a profundidade e empatia do elemento água. Vênus não chegará a fazer conjunção com Marte, que, embora esteja também no signo de Câncer, mais parece a lava do vulcão do que o riacho tranquilo. Em 11 de junho, Marte ingressará em Leão, caminhando para a oposição de Saturno, que me parece menos difícil do que a oposição a Plutão.

Consegui o momento exato da oposição Plutão-Marte, no dia 5 de junho, 16 horas 30 minutos, com Plutão e Marte fazendo quadratura com a Lua em Áries! Dia de mudanças e tomada de decisões. Independentemente da Lua Minguante representar um movimento para dentro pedindo recolhimento e talvez (para algumas pessoas) reclusão, a oposição

Plutão-Marte é forte o bastante para decidir, ainda que adiando o movimento da ação para mais à frente.
Saturno comprime, aperta, limita, organiza.
Netuno dilui, dissolve, mistura, disfarça.
Urano quebra, espalha, desperta, libera.
Plutão traz à tona (ou detona), explode, transforma.

Plutão-Marte e Lua em Áries é um aspecto de grande impacto e precisa ser bem canalizado. Em alguns livros está escrito que pode ser um aspecto bombástico, uma tempestade emocional, propiciando desejos compulsivos, extremos, uma catarse através de cada um de nós. “Luta pelo poder” em qualquer âmbito, instintos destrutivos, consciência do poder pessoal. Mas também encontramos expressões como: reciclagem das energias, energias de cura, regeneração, luta pela vida, paixão intensa e tensões que levam a destravar processos que estavam emperrados. Muita coragem e muita energia sexual.

Passei algumas horas pensando em todas as possíveis traduções. Alguém coloca um detetive que plutonianamente descobre e prova a traição do parceiro afetivo. Outro alguém começa de vez a dieta que pode prolongar a vida e deixa a “tranqueira-food” de lado. Outros transferem a primeira parcela para a arquiteta que vai decorar a casa, ou assinam o papel de compra de imóvel para morar em três anos. Aqui tudo precisa ser considerado:

Plutão em Capricórnio – pai, chefe, trabalho, metas profissionais.
Marte em Câncer – família, casa, emoções, corpo físico, passado, raízes, figuras femininas.
Oposição – confrontação de forças, percepção do outro.

Quem sabe, num sonho noturno você se dá conta dos seus reais desejos? E poderá assumi-los sem ter medo de estar enganando a si mesmo. Talvez diga ao chefe o que ele merece ouvir? Ou apenas pede a demissão e limpa sua mesa? Experiências sexuais tão profundas que parece tocar os céus? Ou a perda da paciência com a mãe que só sabe fazer cobranças?

Não será possível ter alguma leitura-interpretação num nível superior? Alguém vai se queimar com a panela no fogo? Ou se ferir ao cortar a maçã?

Marte nos faz pular da cama pela manhã e nos dá coragem para “ganhar” mais um dia. E motiva a quem já chegou aos 70 a começar crossfit com treinos adaptados. É o combustível, a arma pronta a eliminar qualquer obstáculo que nos impeça de sobreviver. Ou, ainda, de ser quem somos de verdade. Plutão, o deus Hades dos gregos, é o dono de nossas almas, uma energia que não se manifesta de modo claro nesse mundo material, mas que está associada à consciência da transitoriedade da vida e às mudanças que todos nós vivemos ao longo de toda a jornada. Marte é obviamente barulhento, gritando: “Eu sou, eu vou”. Plutão é silencioso, mas em aspecto com Marte potencializa a energia da ação e da conquista da vida. Enquanto Marte sai correndo na frente do exército gritando (de novo) pela vitória (às vezes, antes da hora), Plutão habita o fundo da terra e é associado a desejos que reprimimos porque não gostaríamos de senti-los. Mas é também associado aos mistérios da vida, o Senhor da Vida e da Morte, o único deus a quem Zeus precisava pedir permissão para visita-lo. Pouco interessado no que acontecia no Olimpo ou na Terra entre os homens, concentrado em seu reino que recebia todas as almas e as devolvia para novas encarnações, confiadas a Hermes (Mercúrio).

Plutão-Marte pode mesmo nos fazer explodir de raiva, mudar de casa, começar a dieta, tirar a vesícula ou, ainda mais difícil, sentir atração por quem já é compromissado. Pode nos mostrar nosso lado sombrio ao sentirmos inveja do amigo ou nos apropriarmos – por compulsão – do que não é nosso. Plutão tem suas raízes nos infernos, aquelas que nossos pés precisam tocar antes que nossos braços toquem as nuvens do céu. Os alquimistas já conheciam o seu poder.

Numa leitura bem terrena, Plutão-Marte pode decidir quem é que realmente vai tomar as decisões mais importantes dentro de uma família que precisa cuidar de pais idosos, ou, vai ficar claro numa equipe em conflito que é preciso que exista um capitão ou todos vão naufragar no mesmo barco. Marte precisa lutar e ganhar, sendo a oposição Plutão-Marte perfeita para se iniciar uma luta marcial ou qualquer esporte mais arrojado.

Mas Astrologia não é tão simples assim. Na formação do aspecto exato Plutão-Marte, o Ascendente estará em Sagitário, Plutão na casa 3 e Marte na casa 9. Lua em Áries enquadrando os planetas na casa 6. Uma tradução excelente seria facilitar todos os processos, evitando burocracias, já que a casa 3 e a casa 6 são extremamente práticas. Quem sabe, a lição pode ser: pense muito menos e tome atitudes com base na intuição. A natureza de Marte e Plutão é totalmente diferente da natureza de Sol e Mercúrio em Gêmeos e lembrando que o Nodo Lunar Norte também está em Gêmeos, seria bom procurar o caminho do meio e temperar o aspecto com bom senso. Plutão e Marte são instintivos. Mercúrio é sofisticado no pensamento e na palavra. A sabedoria de Plutão e Marte brotam da alma. A sabedoria de Mercúrio nasce da mente.

Plutão-Marte podem destruir e fazer renascer. Explode um casamento e se reconstrói outro em seguida (em alguns casos, com a mesma pessoa). Uma crise espiritual traz um caminho diferente, com rituais, cantos e orações. Uma dieta vegetariana salva os rins e traz mais vitalidade, o que transforma o cotidiano, pois existe menos cansaço.
Apesar de todas as traduções difíceis sobre Plutão-Marte, é preciso lembrar que o libriano Gandhi tinha Vênus e Marte conjuntos em Escorpião em oposição a Plutão em Touro. Angelina Jolie também tem.

Sempre que tivermos aspectos envolvendo Plutão Marte, ou se tivermos Marte em Escorpião ou em Áries, o desafio é saber como canalizarmos essa energia tão vigorosa e longe da sofisticação e gentilezas de Mercúrio em Gêmeos. Podemos montar uma empresa de reciclagem de lixo, ou nos tornarmos pesquisadores que tentam criar produtos que não ferem o meio ambiente, ou ainda, nos destacarmos pelas cestas no basquete ou pelos campeonatos de judô. Mulheres sensuais como Cindy Crawford ou Michelle Pfeiffer têm Plutão oposição Marte. Michelangelo, pintor italiano também tinha.

Podemos morrer, renascer, morrer de novo, desenvolvendo a coragem e a profundidade na abordagem da vida. Por enquanto, dentro de um contexto mercuriano (Nodo Norte, Sol e Mercúrio R), o melhor mesmo é tomar cuidado com a língua. Silêncio, observação, controle sobre as críticas e julgamentos. Quem sabe, excluir do dicionário a palavra julgamento para trazer aceitação e empatia. O signo dominante em todo o ano de 2021 é Gêmeos, ou sua expressão superior, Aquário. E, segundo as informações mercurianas recebidas em sites e palestras, sabemos que Marte está mais perto de nós. Ele não está retrógrado, mas nossos robozinhos mandaram fotos e muitas especulações são feitas no solo do distante planeta. Descobrimos que a viagem de sete meses até lá trará um impacto devastador sobre o corpo dos astronautas e que é preciso encontrar outras tecnologias.

Sob a influência maior de Mercúrio, a oposição Marte-Plutão pode nos pedir recolhimento e silêncio. Para que magoar depois de tantos anos? Por qual motivo desistir do projeto? E qual a razão para tanta desconfiança? A vida é bastante curta e ainda que possamos ter oportunidades em outras encarnações, manda a sabedoria fazer foco aqui e agora.

“Você está emergindo do casulo do seu antigo eu. Não há limites para a extensão da transformação que é possível para você.” Vasudev

“O caminho deve estar em você. O destino também deve estar em você e não em outro lugar no espaço ou no tempo. Se esse tipo de autotransformação estiver sendo realizado em você, você chegará.” H. Rosenberg

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência na web.