Júpiter em movimento retrógrado e Plutão retomando o movimento direto são dois momentos importantes numa mesma semana, assim como a vibração de Marte em Câncer.
Ainda que o trânsito de Júpiter por Gêmeos não seja tão comemorado na Astrologia quanto sua passagem pelos signos de fogo ou na sua exaltação em Câncer, Júpiter em Gêmeos, integrado no signo de Mercúrio, pode nos ajudar em tudo o que parece “pequeno” no dia a dia (praticidades de Mercúrio) e ser a “ponte” entre ideias e pessoas e pessoas e pessoas pode ficar mais ágil.
As manchetes com incêndios, guerras e conflitos mundiais não parece animadora e a oposição Marte-Plutão pode dominar nesse segundo semestre de 2024, se estendendo pelos primeiros meses de 2025.
Aqui, o post se ocupa desses movimentos importantes astrologicamente, numa diferença curta de tempo. Plutão termina seu ciclo em Capricórnio e ingressará em Aquário no dia 19 de novembro, final do ciclo do Sol em Escorpião.
Os movimentos de Júpiter e Plutão nos levam a reflexões importantes e a posição de Marte em Câncer começando a se opor a Plutão não pode ser esquecida:
– será que nossos ideais validam nossas vidas
– como aplicar esses ideais fazendo acontecer no dia a dia
– o lugar que habitamos permite que possamos exercer nossas verdades?
– uma questão importante é saber que não precisamos reproduzir modelos familiares; e também não precisamos reagir a eles de modo radical; muitas pessoas acabam repetindo o modelo familiar – na relação com o amor, o dinheiro, a espiritualidade, os vícios…como se fosse uma obrigação dar continuidade aos valores e posturas familiares; outras tomam atitudes radicalmente opostas, como resposta aos pais, avós e irmãos; mas não deixa de ser um tipo de dependência, na medida em que a pessoa se obriga a estar sempre “contra” o que a família representou.
Com Marte em Câncer, vale a pena refletir sobre algumas cobranças que mães ainda fazem sobre as filhas para que elas sigam modelos antigos que não funcionam na realidade delas. Mas esse é tema para outro post. Marte em Câncer pode trazer avanços nas leis e projetos que protegem mulher e filhos dentro da estrutura familiar.
Plutão e Júpiter são planetas de transformação (Plutão), mediante expansão (Júpiter). Plutão põe abaixo depois da consciência que Júpiter trouxe e depois que tudo desmoronou com Plutão, Júpiter volta a expandir. Aqui, como é Júpiter em Gêmeos, pode ser algo simples do tipo:
criei um espaço mais iluminado para eu poder ler e estudar melhor; abri uma parede e criei um tipo de jardim de inverno; ou, a partir de leituras sobre alimentação, me convenci de que preciso deixar de comer carne vermelha. Ou ainda, estou buscando um centro ou igreja que seja mais perto de minha residência ou no qual eu me identifique mais com as pessoas que frequentam.