Sagitário é regido por Júpiter e é o signo oposto ao signo de Gêmeos, regido por Mercúrio, o mestre da palavra. O regente de Peixes até que Netuno fosse reconhecido como planeta era Júpiter, o que evidencia as afinidades entre os dois signos: transcendência, inspiração e sensibilidade que vai além das obrigações cotidianas. Motivado, Júpiter como uma energia do elemento fogo pode parecer vaidoso, mas tem em sua essência a generosidade de Netuno e se pode representar o papel do juiz que pune aqueles que transgrediram as leis, do mesmo modo é capaz de perdoar e presentear. E, tendo tantas semelhanças com Netuno, Júpiter pede silêncio e introspecção, na contramão do falatório geminiano.
Geminianos gostam de frequentar vários grupos religiosos e conseguem extrair de cada um deles o que lhes agrada e faz mais sentido. Sagitário segue uma única linha e pode ter críticas às linhas que outros seguem. Mas reconhece valor naquele que procura ir além das exigências do mundo material.
Como Peixes, Sagitário é espiritualmente orientado. Ou seja, terá uma necessidade natural de encontrar um sentido-significado de vida com base em alguma linha filosófica e espiritual e conseguirá se manter nela por toda uma vida, ainda que possa – muito raramente – conhecer outras linhas. Sagitário pertence a um caminho espiritual e em verdade não tem muito interesse no que os outros acreditam.
Ele tem o seu caminho, sua flecha a perseguir, indo mais longe e não raro mudando para outro país culturalmente tão diferente do seu país de origem e adotando nomes novos em função de uma transformação ou renascimento espiritual. É na consciência de Sagitário que começamos a sentir a necessidade de um propósito de vida, que não é a mesma coisa que carma e não tem nada a ver com a posição de Saturno no mapa astral. A conjunção Saturno-Júpiter une a visão realista do último planeta do elemento terra com a energia vigorosa do último planeta do elemento fogo. Saturno tem predomínio sobre Júpiter, mas já que mitologicamente são pai e filho, talvez consigam um resultado fértil em que o impulso jupiteriano se joga de modo mais estratégico na vida. OU que a cautela saturniana cede para a aventura e a total confiança no que está por vir.
Dizem que Saturno adia o passeio porque algumas nuvens escuras aparecem no céu, enquanto Júpiter sai sem guarda-chuva porque tem certeza que o tempo vai abrir e ele vai se divertir um bocado. Como o mundo se curva diante das nossas expectativas…
Mente inspirada pelas estrelas no céu e pela reflexão interior. Netuno e Júpiter encontram pouco espaço em nosso planeta nos dias atuais. Muitas luzes impedem o homem da cidade grande de olhar para o espaço e ver tantas estrelas em movimento. Muitos barulhos impedem o homem da cidade grande em ouvir o silêncio. E o silêncio tornou-se algo ameaçador, pois as pessoas que moram sozinhas ligam o som da TV ou do Podcast para aliviar o sentimento de solidão traduzido num silêncio que poderia ser rico em mensagens, dicas e descobertas.
Sagitário é um signo de silêncio e observação. Metade homem, metade cavalo, pode preferir o campo à cidade grande e se ficar trancado num quarto estudando por toda uma vida, terá tido um vida muito mais interessante e profunda do que outros que não pararam de se “divertir” um minuto.
Como Aquário, Sagitário não tem medo. Como Peixes, Sagitário quer ir além. A casa 9, sua casa natural no mapa de nascimento, é a primeira porta para algo que se chama “significado da vida”, encontrado pelo próprio sujeito, em função de suas tantas experiências, significado dado por ele próprio a partir do que a vida lhe exigiu e lhe permitiu viver.
No dia 14, será importante fazer silêncio e tomar a decisão de concentrar energias e pensar duas vezes antes de comentar sobre qualquer coisa que não seja realmente importante. Seria ótimo se nas cidades grandes se apagassem as luzes para que algumas estrelas pudessem ser avistadas a olho nu.
Algumas pessoas, inspiradas por Gandhi, passam pelo menos um dia da semana sem dizer uma sílaba. Desse modo concentram energias e se fecham do “mundo lá fora” para uma conexão com suas vozes de dentro. Não é preciso meditar, orar ou pensar em algo especial. Basta silenciar e programar um dia inteiro no qual não se precise falar ao telefone ou responder mensagens.
Dizem que fazer silêncio nos fortalece por dentro. E não faltam citações interessantes como:
“As grandes misérias dos homens derivam do fato de que eles não conseguem ficar sozinhos em algum lugar tranquilo.” Pascal
OU “Quanto mais silêncio você fizer, quanto mais você vai ouvir.” Rumi
No dia 14, evite excesso de barulho. Talvez seja possível até mesmo inventar alguma brincadeira com as crianças nesse sentido. Se não for possível, tente pelo menos dizer apenas o que seja imprescindível. “É preciso certa monotonia e solidão para que a mente criativa seja estimulada”, disse Einstein.
Não faltam citações de homens que pensaram e fizeram muito sobre o poder do silêncio. Todos eles provavelmente tinham uma posição de Júpiter e Netuno favorecida no mapa:
“Um tolo é conhecido por seu discurso; um sábio é conhecido por seu silêncio.” Pitágoras
“Tempo e silêncio são os bens mais preciosos nos dias atuais.” Tom Ford
“Você é um escravo do que você diz e um mestre do que você não diz”. – anônimo
“Quanto mais perto você estiver da verdade, mais silencioso você se tornará.” Ravikant