Ser Aquário: todos nós sabemos que somos únicos, diferentes, originais, autorais na escrita de nossas histórias de vida. É verdade que alguns se confundem tanto com as histórias familiares que repetem as escolhas feitas pelos avós e pais, ou acompanham os irmãos e nisso pode existir muita felicidade ou grande frustração. Aquário, sendo o signo oposto ao signo de Leão, é necessariamente um signo de identidade. MAS, um signo de identidade DENTRO DE UM CONTEXTO muito mais amplo do que o bairro em que moramos desde recém-nascidos até os vinte anos. E uma identidade muito maior do que o sobrenome da Universidade cara que cursamos pelo sacrifício dos pais ou pela bolsa obtida pela nossa inteligência.
Não existe estímulo nenhum para que as crianças se interessem pelo que existe no profundo-fundo do mar, assim como não existe um dia estipulado por semana, em que todas as luzes se apaguem e possamos vislumbrar o oceano de estrelas no céu, despertando o mistério nos adultos e a curiosidade nas crianças. Vocação é um garoto de Nova York pedir aos oito anos de idade um telescópio de presente para tentar olhar as luzes do céu que não consegue ver, já que as luzes da cidade não permitem. É um dos físicos-engenheiros envolvido com a chegada a Marte. Mas a maior parte de nós precisa de estímulos que venham de fora, pois “vocação” não se expressa de modo tão natural.
Aquário olha por cima das questões mais pessoais-individuais. Tem um temperamento forte e imprevisível, parecendo, muitas vezes, não ligar a mínima para quem está ao seu lado. E talvez não ligue mesmo, se quem estiver ao seu lado tiver uma cabeça pequena que não acompanhe seus grandes pensamentos e ideais. Urano, o planeta que rege o signo, foi descoberto durante o período associado a Revolução Francesa e a Americana. E, assim que um planeta novo é avistado, ele precisa ser interpretado de acordo com o que está acontecendo coletivamente, influenciando a todos nós. Urano é símbolo de liberdade, poder criativo e desejo de ser e fazer diferente.
O grande desafio de Aquário é poder viver num limitado mundo material e implantar suas ideias que muitas vezes podem parecer utópicas, impossíveis. Com a cooperação de outros que tenham uma visão aquariana, isso é possível. Muita matemática, busca de patrocínio, estratégias de curto, médio e longo prazo e os milagres acontecem. A ideia de sermos (co) criadores com o Universo, é uma ideia aquariana. Porque Aquário é o sopro da vida na matéria. E do mesmo modo que Cronos castra Urano (Saturno em Roma), os aquarianos ou aqueles que têm Urano proeminente no mapa precisam entender que as ideias são sempre muito maiores do que aquilo que conseguimos fazer. A tela do artista tem limites, assim como ninguém aguenta um filme de quatro horas, e a pacífica passeata que se estendeu por três dias terminou em violência porque estavam cansados e famintos.
Peixes e Aquário promovem a consciência cósmica, sendo que talvez Peixes se preocupe em despertar a consciência dos seres angelicais, enquanto Aquário está de olho na Humanidade. Ser Aquário pressupõe se preocupar com as novas gerações, ter valores absolutamente impessoais, ser capaz de se sacrificar em função de um bem estar para um grupo maior, aceitar a dependência mútua entre todas as pessoas, valorizar a educação de base, valorizar o conhecimento concreto, pois os sonhos aquarianos precisam e devem transformar o mundo. A ideia do aquariano hippie é da Era de Peixes. Muitas drogas e alienação, mas estavam dando um pontapé em tradições que precisavam ser quebradas. Hoje, Aquário pode ser um homem ou uma mulher do século XXI gritando pelos direitos de todos.
Não existe na consciência de Aquário a ideia do: “O que é que eu levo nisso?” e não existe desconfiança em relação a quem está ao seu lado. O foco é o futuro e no futuro estão as crianças e seus futuros que serão novas crianças e a mente e o coração aberto a mudanças mais do que necessárias. Aquário pode ser barulhento de vez em quando e para algumas pessoas conservadoras, ele parece dizer coisas sem nexo. Mas, dentro de seu universo, de alguma maneira ele se transforma e transforma quem está ao seu redor. Despertar, incomodar, cutucar. São os verbos aquarianos. Despertar a consciência é sempre o primeiro passo e dar forma às novas ideias é a intenção.
A História é lenta e em muitos países a disparidade social e o pouco interesse por aqueles que não pertencem às panelinhas nem existe. Mas é questão de tempo e Aquário apressa Saturno e Marte. Dia 1 de fevereiro e dia 6 de março serão expressivos pelas configurações aquarianas. Procure Urano no seu mapa astral e vibre da melhor maneira. Aquário é o vento que vai abrir as janelas ou derrubar as paredes, caso você precise de mais ar, fôlego e de um cenário novo porque o que viveu até agora já não faz mais sentido.
O símbolo de Aquário é a figura de um rapaz servindo água e vinho no banquete dos deuses do Olimpo. É Ganimedes paixão homossexual de Zeus. Ou as ondinhas de eletricidade que você confunde com as ondinhas do mar. Foi uma águia (animal de Zeus) que pinçou Ganimedes a altura do Olimpo e qualquer pássaro livre no ar é símbolo de Aquário, que pode estar amordaçado ou caminhando para a forca. Em qualquer situação, ele é livre, porque é o dono do seu pensamento e sabe que existem coisas muito mais importantes do que sua vida pessoal. Estar livre em pensamento é o fundamento de Aquário.