Skip links

Signo Ascendente – Significado e exemplos

Nos manuais de Astrologia está escrito que: O Sol é o ego e contém as características de cada um de nós. A Lua representa a emoção, as memórias e o modo condicionado de responder à vida. O Ascendente é o modo como a vida recebeu você e por isso, o modo como você se apresentará à vida e será reconhecido ou reconhecida pelas outras pessoas, marcando também todo o processo do parto.
Sem dúvida alguma que o Ascendente diz muito sobre o corpo físico e funciona como uma ponte entre o Eu e o Mundo diante de mim. Mas as coisas não são tão simples assim. Nem todo Ascendente em Áries será narigudo e nem todo Ascendente em Câncer terá jeito de “mãe”.
A primeira vez que eu vi um Ascendente ser completamente transformado por um aspecto de outro planeta foi no mapa de uma jovem com muitos planetas em Câncer, inclusive a Lua. O Ascendente era final de Peixes- cúspide Áries e Júpiter em Sagitário enviava um trino perfeito para o Ascendente estando Júpiter na casa 9. Com 1m82 e o cabelo encaracolado vermelho e longo, me contou uma história Sagitário-Câncer. Foi incumbida pela matriarca de percorrer o mundo (literalmente o globo terrestre) buscando desenhos e pinturas de sua tia já falecida. A vontade da avó era fazer um pequeno museu reunindo tudo o que a filha havia realizado, muito mais pelo valor afetivo do que financeiro.
A segunda vez foi melhor, pois com o Ascendente em torno de 13 graus de Sagitário, recebi uma menina franzina, morena e tímida que mais parecia seu Netuno em Escorpião na casa 12 do que qualquer outra energia. Morou 12 anos fora do Brasil e estava se preparando para sair novamente. Era fotógrafa, taróloga, médium e depressiva.  Estava em tratamento e se emocionou muito ao longo da consulta. Muitas outras vezes eu percebi que a descrição física não tinha muito a ver com o signo Ascendente.
Não é raro que a expressão seja do primeiro planeta que apareceu no horizonte quando do nascimento da pessoa, não necessariamente conjunto ao Ascendente. Obviamente que pelo Ascendente estar na cúspide com o signo anterior ou posterior já esperamos transformações claras. Vi também algumas pessoas que encarnavam o signo solar ou lunar e que expressavam tais energias de modo vigoroso além de permitir que marcassem o corpo físico, mas não consegui uma explicação técnica para isso.
É verdade que na maioria das vezes é muito mais fácil identificar o signo ascendente do que qualquer outro signo. Ele tem mesmo essa função de servir como um “cartão de visita”, mas nunca como uma máscara, pois suas energias são reveladas de um modo inconsciente. O Ascendente em Virgem na maioria das vezes, assim como o Ascendente em Gêmeos, terão cara de “estudante” chegando de óculos e carregando papéis e livros mesmo que tenham 80 anos.
Não é possível pensar no Ascendente como uma máscara. Acho bem difícil conseguir usá-lo dessa maneira. Acho que a tradução correta é que essa “primeira impressão” pode ser diluída ou transformada após algumas horas de conversa descontraída, se foi dada a chance da pessoa expressar o Sol, a Lua, Mercúrio ou exibir a Vênus sedutora que existe por detrás do tímido e retraído Ascendente em Peixes. Não é possível nesse texto e nessas gravações explorar planetas em aspecto com o signo Ascendente, pois seria interminável.
Só queria chamar a atenção para o fato de que: – o Ascendente marca sim o corpo físico e a troca com o mundo exterior – mas ele pode ser transformado caso seja cúspide com o signo anterior ou posterior, ou caso outro planeta envie aspectos para ele (não importa qual planeta ou aspecto, embora aqueles que vierem das casas 5 e 9 possam ser mais fortes, por serem casas de identidade); outro exemplo óbvio é que Saturno sobre o Ascendente em Libra “pode” colorir a energia venusiana com o estilo saturniano, tirando o sorriso e as covinhas de Vênus e tornando o corpo físico mais “socadinho”, mais baixo e aparentando (talvez) um pouco mais de idade.
– Capricórnio, signo que era considerado na Antiguidade um signo de feiura, é o Ascendente de Gisele Bündchen, admirada por quem trabalha com ela por ser extremamente pontual e dedicada ao trabalho exaustivamente. Mas com signo solar no final de Câncer e Lua em Escorpião, não pode ser chamada de feia. Talvez possa ter o Ascendente mais perto de Sagitário (altura e mudança para o estrangeiro) ou Aquário (fama e jovialidade). Mas, efetivamente, ninguém encontra o Ascendente em Capricórnio ali no que a tradição astrológica descreve sobre Capricórnio.
Não encontrei em nenhum livro ou site “algo a mais sobre o signo Ascendente”. Porque ele é o signo do nosso primeiro passo na vida e isso é muito importante. Todos nós concordamos. MAS, para onde ele nos leva? Para onde ele aponta? Encontrei astrólogos dizendo que Áries, Leão e Sagitário são os melhores Ascendentes porque brilham e despertam o respeito das outras pessoas. Na verdade, não é possível dizer “qual o melhor signo ascendente”, pois tudo vai depender da estrutura do mapa e do que aquela pessoa precisa desenvolver.
Usando o “senso comum”, os melhores Ascendentes seriam os signos do elemento AR. Já que o Ascendente funciona como uma ponte, que essa ponte seja amistosa, sorridente, interessada em ouvir e ser ouvida. Mas se a proposta do mapa for “vencer a dispersão” o elemento ar pode ser um grande problema. Alguns clientes falam muito e quando o atendimento era presencial, já entravam se apresentando, se queixando da chuva, comentando sobre a grande janela e a bela vista, pedindo um cafezinho e nisso se passava um bom tempo até que eu conseguisse começar a trabalhar, pois não davam uma brecha para que eu começasse a dizer algo. Conhece gente que fala sem respirar, sem usar vírgula e você fica de fora da conversa?
Em 1995 eu atendia na Av. Angélica e era um tempo em que eu conseguia começar a atender o primeiro cliente às 9 da matina e o último às 20 horas. Quarenta anos, necessidade e vitalidade. Numa sexta-feira eu estava exausta e me dei conta de que teria que desmarcar o último cliente, mas a secretária não conseguiu encontra-lo. Ele estava vindo de São José dos Campos e se atrasou. Eu fechei a sala e me preparei para frustrá-lo e, sabendo que ele ia passar o final de semana em São Paulo, propondo que fosse atendido no sábado à tarde. Ele se atrasou um bocado e eu fiquei esperando porque não tínhamos celulares.
Quando ele tocou a campainha, me deparei com um Ascendente em Áries dançando no hall do prédio comercial com aquela musiquinha de fundo meio chata. Estava animado porque mesmo atrasado, tinha conseguido chegar. Eu entendi em dois minutos que ele ia conseguir me passar muita energia e me dispus a tentar atende-lo. Deu tudo muito certo e saí duas horas depois da consulta sem nenhum sono ou indisposição. O Ascendente em Áries pode realmente ser tão contagiante que eletriza você. Por outro lado, uma das suas queixas era a ansiedade e a insônia. O mais importante da gravação/texto que quero fazer é sobre o REGENTE DO ASCENDENTE. Porque é TÃO IMPORTANTE QUANTO O ASCENDENTE EM SI.
Na verdade, para mim, são duas faces de uma mesma moeda. Será que o Ascendente em Câncer com a Lua em Leão na casa 2 é a mesma energia do Ascendente em Câncer com a Lua em Capricórnio na casa 7? Lógico que não. Será que o Ascendente em Câncer para quem nasceu na Lua Nova em Virgem é o mesmo Ascendente em Câncer para quem nasceu na Lua Minguante em Escorpião? Lógico que não, ainda que alguém argumente que todos podem ser bochechudos.
Vou ter que fazer a gravação na base do improviso e pensando na hora em exemplos criativos. Sempre sem muito preparo, mas torcendo para que dê certo. O que importa é que vocês consigam fazer novas descobertas sobre a Astrologia e que fiquem contentes por isso. *siga as gravações sobre o Ascendente no Youtube Andreia Modesto

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência na web.