Signos Mutáveis/Aquário e Libra também
Signos mutáveis: prazer e dor no processo de escolha! E não são somente os signos mutáveis que escolhem, mas também Libra e Aquário. Mas, primeiro, vamos aos quatro mutáveis ou signos duplos, pois escolhem de maneira diferente.
Como já comentei num vídeo, as escolhas piscianas podem acontecer nas profundezas do oceano, onde não existe luz. Nem sempre o mar está uma clara piscina que permite ver peixes e conchas. Pode existir um nevoeiro cheio de emoções diferentes e o receio de nadar na direção contrária à correnteza.
Peixes costuma escolher de modo intuitivo. Mesmo depois de algum sofrimento, segue a direção do sentimento, mesmo que a razão ou o senso comum aponte a seta para outro caminho. Na maioria das vezes acerta. Como se diz, nada conforme a maré, deixa a correnteza levar e acaba chegando num porto seguro. Não é raro ouvir um pisciano dizer: “Nem sei dizer como as coisas foram acontecendo, foram fluindo e deu certo!” Se não chegar num porto seguro, ficará boiando e usufruindo dos ventos e ondas e de alguma maneira (mágica para os outros signos) a vida se organizará e Peixes vai descobrir que fez a melhor escolha, sem saber direito que estava fazendo!
Gêmeos e Virgem, como comentei no vídeo, escolhem racionalmente, dividindo em caixinhas. Gêmeos pode misturar as caixinhas e se divertir, mas Virgem analisa profundamente, com lupa e etiquetas, vai anotando os prós e os contras. Vai sofrer quando não der para experimentar e ver como a coisa funciona antes de escolher. Gêmeos pede a opinião dos amigos e depois de muitas dúvidas acaba escolhendo, mas sem se livrar totalmente das dúvidas. Virgem do mesmo modo, satisfeito com a escolha, mas pensando que uma outra escolha também poderia levar a uma realização positiva. E é verdade. Fazer escolhas é um privilégio e muitas vezes qualquer uma delas pode gerar satisfação.
Sagitário não raro escolhe primeiro e pensa depois. Afinal, joga a flecha e depois corre atrás. Porque tem uma intuição do fogo, da certeza, da fé no que sente em seu coração. E se não for esse o caminho certo? O que será o caminho certo? Sagitário vai fazer com que se torne o caminho certo com sua luz e vontade de fazer o melhor. Mais à frente não faltará energia para “correr atrás” de novo. Um pouco de filosofia, a consulta ao guru e depois de ter transformado o errado no certo, volta o arco para o alto e lança uma nova flecha. Como Áries, talvez correr atrás seja mais interessante do que realmente chegar lá.
A condição dos signos duplos (Gêmeos-Sagitário e Virgem-Peixes) permite essa experiência. Todos os signos escolhem, mas talvez os mutáveis mergulhem mais e aprendam mais com esse processo. Aquário é o signo das contradições e tem muito em comum com Gêmeos, sendo uma expressão de Gêmeos numa dimensão e velocidade superiores. Não se espante: Aquário vai pensar, discutir o tema com os amigos, pedir a opinião de todos, respirar fundo, vislumbrar as consequências de cada escolha, dar um Google para pesquisar na web, e se decidirá por um determinado caminho. Na hora de tomar a atitude, provavelmente seguirá a direção oposta. O vento mudou e Aquário mudou junto!
Libra não é um signo duplo (nem Aquário), mas a balança tem DOIS pratos. Pesa, compara, pesa de novo, considera, resolve com o coração, decide com a razão, testa a paciência de quem está por perto. Decidir entre o amarelo e o azul já levou alguns dias. Depois, quem sabe, tentar definir o “tom” do azul que pode ser celeste, índigo ou pavão. E Libra continua com os dois pratos se alternando e demorando a decidir. Vai pedir a opinião de dois amigos para piorar a situação. Um deles vai preferir o rosa e o outro vai apontar o vermelho, para o sofrimento do coração libriano.
Escolher é um privilégio e todos os signos escolhem. Escolhem as coisas que parecem pequenas no cotidiano e outras tantas que formatam o destino. Poder escolher é um privilégio. Ter um frio na barriga porque pode escolher é um presente dos deuses que querem apenas que você tenha consciência de quem você é ao fazer a escolha. O sofrimento faz parte já que toda escolha traz consequências. É um pouco do que significa o karma, a causa e o efeito. Mas karma, causa e efeito já é tema para outra postagem.