Temos alguns dias ainda antes da virada do ano e o espírito natalino continua se mostrando perto do que podemos chamar “infernal”. Engarrafamentos gigantes e muita gente nervosa correndo de um lado para o outro. À tarde é inviável tentar fazer compras sem se espremer em corredores ou calçadas. Crianças de férias irritadas sem ter o que fazer, pais e babás tentando acalmá-las.
Mas, à parte a correria, todo mundo está tentando entrar numa sintonia positiva para a virada do ano. Astrologicamente a virada acontece em março, data anterior às mudanças que a Igreja impôs por conveniência. Mas, tradição é tradição e a força desse momento de 31 de dezembro é imensa sobre todos nós.
Expectativas, desejos, possibilidades, tudo se renova. No momento exato da virada, primeiro de janeiro, zero hora, Sol em conjunção com Júpiter, Mercúrio e o Nodo Lunar Sul em Capricórnio, nos lembrando das nossas obrigações diante da vida.
Responsabilidades e chances de vir a terminar o que deixamos pelo meio do caminho. A Lua em Peixes, conjunto com Netuno despertando um sentimento de entrega à vida e favorecendo aqueles que optaram por uma passagem de ano tranquila, voltados para a introspecção, reflexão e comunhão com as pessoas que amam.
Netuno-Lua em Peixes é aspecto positivo para todo processo de recolhimento e observação, mas é preciso tomar cuidado com os excessos no beber e comer. Esse é o outro lado da moeda, melhor dizendo, dessa lua. Positivamente, Netuno-Lua em Peixes ajuda a meditar e visualizar coisas boas. Negativamente pode fazer a emoção transbordar, assim como o copo.
É uma configuração parecida com a do dia 04 de dezembro – dia em que escrevo o post, quando Lua e Netuno formaram a Lua Crescente em Peixes, com o Sol em Sagitário. Por isso, o dia de hoje também é muito positivo para mentalizações para o próximo ano. Esquecer e se liberar do que for preciso. Agarrar e lutar pelo que realmente vale a pena. Não deixar de lado a alegria, mas fazer o que precisa e deve ser feito, com amor e vontade de servir ao universo.
O IDEAL seria que em todas as comemorações prevalecesse o sentimento de união com o universo e com todos ao redor, visando uma corrente de energia, com pensamentos e atitudes que elevassem toda a vibração em torno.
No primeiro minuto de 2020, a Lua em Peixes estará caminhando para formar o Crescente, no signo de Áries, que será no dia 3 de janeiro, 1h46 da madrugada, sendo que no próprio dia 3 Marte estará transitando para Sagitário. Outro momento muito importante, dia 3 de janeiro, prosperidade, trabalho e saúde.
Dia 3 será dia de energia concentrada e ação. Muitas pessoas já se sentirão animadas para “retomar a vida” e janeiro poderá ser mais produtivo do que em outros anos anteriores, o que já valeu para dezembro de 2019, pela entrada de Júpiter em Capricórnio.
No dia 2, primeiro dia útil do ano, a Lua já estará em Áries. O fato de que o ano irá começar numa quarta-feira, dia de Mercúrio, também é auspicioso, já que Mercúrio está conjunto a Júpiter e promete expansão.
Para aqueles que acreditam que o ano só vai começar mesmo em 6 de janeiro, é bom anotar que a Lua estará em Touro, transitando para Gêmeos no final da segunda-feira. São várias energias que ajudam o ano a começar numa velocidade boa e com um espírito positivo.
Para se preparar positivamente para a virada do ano, talvez fosse melhor começar no dia 26 de dezembro de 2019, um dia depois do Natal, pois a 2h15 da madrugada, acontece a Lua Nova em Capricórnio. Momento de repensar sobre questões capricornianas, deveres, tarefas, projetos e realizações no mundo prático. Mas também estreitamento de laços e confirmação da personalidade e propósito de vida. Sol, Lua, Júpiter e Nodo Sul em Capricórnio recebendo trino de Urano. Vênus em Aquário recebendo quadratura de Urano. Manter o que faz sentido, mudar e revolucionar o que já não cabe mais – na rotina, no propósito, na conta, no coração, na agenda.
A preparação para 2020 realmente pode (e deveria) começar no dia 26, logo cedo. Perfeito para a dietinha e renovação das metas de vida para 2020. Não cumpriu em 2019? Sem maiores problemas, é só anotar, arregaçar as mangas e tentar mais uma vez.
As cores da virada do ano será o azul – em todos os tons. Talvez outros colegas possam indicar outras cores, mas estou tentando alinhar com a Lua em Peixes. As pedras, água marinha e ametista. O violeta também pode entrar, assim como o lilás.
As cores de Capricórnio são sempre mais escuras e ninguém pensa em usar preto na virada do ano. Mas pode ter um pingente de ônix ou cristal fumé se preferir vibrar as energias de Saturno.
Recortei algumas frases ou mentalizações para o dia primeiro, onde se conjugam a força de vontade de Saturno com a aceitação de Netuno:
“Senhor, dai-me força para mudar o que pode ser mudado, resignação para aceitar o que não pode ser mudado e sabedoria para distinguir uma coisa da outra.” São Francisco de Assis
“Não posso mudar o que fui, mas posso construir o que serei”.
“O novo ano abre a primeira página de um livro de 365 páginas. Escreva o melhor.”
“As palavras do ano passado pertencem a outro idioma. As palavras do novo ano esperam pela tua voz. Terminar é sempre começar.” T.S. Elliot