Skip links

Despojamento ou Simplicidade

Hexagrama 41 ICHING Dica para o domingo


Lago e Montanha: dica do IChing para o domingo – Sempre tiro um IChing aos domingos. O Hexagrama 41 fala da diminuição, do seguir na direção abaixo, do “conter-se” para que as energias sejam canalizadas da melhor maneira possível. Não se refere a escassez, mas à necessidade de não se gastar ou investir no que não for necessário. E ainda, saber economizar para o futuro ou desenvolver o que é a grande questão do nosso momento: SIMPLICIDADE NO VIVER.

A diminuição e o aumento são pólos inevitáveis das leis do céu e da terra. Eles se alternam no ritmo próprio e cabe ao homem aprender a se adaptar às condições do momento. Perda e ganho, fluxo e refluxo – tudo tem sua ocasião apropriada. A confiança e a sinceridade são as virtudes mais valiosas para fazer face aos períodos em que os recursos são reduzidos. É na própria simplicidade e humildade que se encontram as forças para novas iniciativas.

O hexagrama convida à busca da verdade interior, dos ideais mais profundos do ser, livre das aparências e formalidades exteriores que, no correr da vida, acabaram tomando o lugar do essencial. O segredo da boa sorte está em diminuir o peso das roupagens e cultivar a beleza transparente da veracidade. Igualmente, nos ritos religiosos, não conta a pompa e a riqueza dos paramentos e dos objetos cerimoniais, mas sim a força do conteúdo, a sinceridade do coração.

A ideia de “diminuição” leva à reflexão sobre “evitar os excessos” e não se deixar iludir pela riqueza exterior. Não acreditar que “ter mais” ou “saber mais” possa ser fonte de vaidade pessoal. Poderia se chamar “olhar para dentro” e praticar a verdade. Não adianta ter um discurso longo sobre algo que não se vai colocar em prática. Nos textos alquímicos de Paracelso e na Homeopatia fica a mensagem de que a mesma substância pode ser o veneno ou o remédio.

“A vida é em essência muito simples, mas nós insistimos em complicar.” Confúcio.

“Tudo o que é grande, é simples e pode ser expresso em palavras como: liberdade, justiça, responsabilidade, tarefa, honra, gratidão, esperança.” Churchill

Com base no IChing de Constantino Riemma

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência na web.